A perda do primeiro amor

por Alessandra Machado

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. “Ap 2:4

A vida com Deus não se move somente pelo amor que Ele tem por nós, mas também, por toda afeição que temos por Ele. 

O problema é que durante a nossa caminhada, esse sentimento pode esfriar e ser perdido, provavelmente foi o que aconteceu com os cristãos na igreja de Éfeso. 

Tinham características impressionantes: obras, trabalho, paciência, colocaram a prova os falsos líderes passaram por sofrimento, foram incansáveis. Mas, nada disso era suficiente, pois haviam abandonado o primeiro amor. 

Quando encontramos o Senhor e seu amor perfeito, recebemos um novo coração capaz de ser amado por Ele e amá-lo. À medida que a caminhada acontece e o tempo passa, o amor inicial diminui, as vezes podendo se extinguir levando ao afastamento. 

Muitas situações podem causar esse esfriamento, cito algumas delas:

  1. Ativismo: o mundo das mídias e entretenimento, e uma vida profissional/ministerial desequilibrada – podem nos afastar da presença de Deus por não termos mais tempo de intimidade com Ele, recebendo Dele e deixando o Espírito Santo derramar do seu amor em nós ( Rm 5.5)

 

  1. Relacionamentos errados e problemas da vida: Como os pássaros que na Parábola do Semeador roubam as sementes, alguns relacionamentos tóxicos podem ser fatores que trazem tormento para alma e gerar emoções que roubam nossa energia e nosso foco em Deus. De igual forma os problemas ou desertos que enfrentamos, ou eles nos aproximam de Deus ou nos tornamos amargurados e distantes da fonte do amor. As crises, se não nos apercebermos, nos afastam da presença e bloqueiam nosso amar.

 

  1. Falta de obediência: Jesus afirma que quem o ama, guardará seus mandamentos. Quem ama, obedece! (Jo 14.23)

Desobediência leva ao esfriamento do amor! Em Mt 24:12 Jesus diz “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.”

Estamos nós entre esses muitos, ou quase todos, que teriam seu amor esfriado? 

Existem alguns pecados que em nós possam estar “se multiplicando “pela falta de confissão e arrependimento? 

Temos que ir até a presença do Pai; para que Ele sonde nosso coração (Sl 139.23-24), então, fazer o caminho de volta e arrepender-se. Em Lucas 15, na Parábola do filho prodigo, quando o filho volta a casa do Pai, ele volta para os braços do Pai, volta para a comunhão com o Pai, volta para o amor do Pai por ele e dele pelo Pai!

É tempo de voltar ao primeiro amor!

Alessandra Machado 

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil