Projeto de Fazer Discípulos com a Bíblia de Discipulado

Objetivo: usar a Bíblia de Discipulado para formar discípulos que formam discípulos, criando uma rede de discípulos que possa chegar a ser um movimento de discípulos.

Níveis:

1. Discipulado de membros da igreja

2. Discipulado de líderes da igreja

3. Discipulado de pastores

4. Discipulado acelerado para líderes/pastores avançados

Características em comum para todos os quatro níveis:

1. Uso do curso de discipulado (64 estudos) na Bíblia de Discipulado, começando com o primeiro módulo de “Dedicados à Comunhão”.

2. Foco em grupos de três ou quatro, de preferência, quatro.

3. Foco principal de compartir nossas vidas e crescer; o estudo é necessário, mas secundário.

4. Flexibilidade para adaptar elementos de qualquer nível segundo a necessidade.

5. O mesmo pacto dos discípulos, adaptado do livro Elementos Essenciais do Discipulado de Greg Ogden e citado a seguir. Comprometo-me com os seguintes padrões:

1) Completar todas as tarefas semanalmente, a fim de participar e contribuir ativamente nos encontros.

2) Encontrar-me semanalmente com meus parceiros de discipulado para compartilhar o que aprendi com a tarefa.

3) Oferecer-me totalmente ao Senhor com a antecipação de que estou entrando em um tempo de crescimento acelerado durante este período de discipulado.

4) Contribuir para um clima de honestidade, verdade e vulnerabilidade pessoal, em um espírito de edificação mútua.

5) Abraçar a verdade que todo discípulo autêntico cresce para fazer discípulos, comprometendo-me a investir em pelo menos duas outras pessoas à conclusão do Curso de Discipulado.

Diferenças nos quatro níveis

Pontos sobressalentes deste modelo de microgrupo

Este modelo tem o DNA do MAPI e do pastoreio de pastores: relacionamentos comprometidos e saudáveis, ouvir a Deus, transparência e ser guiado por um líder facilitador (veja as dicas para líderes de pequenos grupos, pág. ix na BD. Para muitos, alguns dos seguintes aspectos podem ser novos:

1. Convite pessoal para caminhar juntos semanalmente como grupo de 3 ou 4, preferencialmente 4, com um pacto por X meses.

2. Um currículo objetivo e simples aprofundando as disciplinas básicas de todo discípulo, com enfoque prioritário em compartilhar nossas vidas.

3. Liderança rotativa depois de uns meses, assim assegurando que todos sabem liderar bem. Num grupo de 12 meses com quatro pessoas, todos haverão liderado dez vezes!

4. Multiplicação em novos grupos ao final do processo.

5. Crescimento intencional (não apenas acidental) e acelerado (não apenas tão lenta que é difícil saber se há mudanças verdadeiras).

6. Duas perguntas principais que são mais importante que as perguntas escritas em cada estudo:

A. O que mais chamou sua atenção (Ou, que Deus está falando para você?)

B. Aplicação: o que vai fazer esta semana (ação visível, não apenas estudo ou reflexão)?