Líderes estratégicos da igreja brasileira repensam como catalisar movimentos de fazer discípulos

A Consulta Nacional da “Década de Fazer Discípulos” contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais em torno da mobilização de igrejas discipuladoras em solo brasileiro.

A Consulta no 19 de maio em plataforma digital reuniu mais de 115 pastores e pastoras, representando 11 denominações evangélicas, 7 igrejas referenciais e 19 movimentos voltados à prática do discipulado no Brasil e no exterior.

O evento contou com preleções de Edmund Chan, David Kornfield, Abe Huber, Aloisio Silva, Fabricio Freitas, Gedimar de Araújo, Ilaene Schüler, Marcos Madaleno, Paulo Mazoni, Ricardo Agreste, Roberto Silvado e Silas Tostes. Estes líderes falaram sobre pautas importantes para o fortalecimento do movimento de discipulado no Brasil, tendo em seu pano de fundo o cumprimento da Grande Comissão.

A “Década de Fazer Discípulos” (DFD) foi lançado pela Aliança Evangélica Mundial-WEA, que no Brasil atua em parceria com a Aliança Evangélica e “Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos” (IIFD). David Kornfield, representante da WEA, chamou os líderes a entender que o COVID-19 é um kairos de Deus abrindo oportunidades inéditas para os pastores e líderes repensar seu ativismo frenético para se dedicar a fazer discípulos que realmente se multipliquem.

Discipulado nos quatro cantos do País

Os líderes estratégicos reunidos na Consulta se juntaram à proposta de “mobilizar a igreja toda para discipular o país todo”. Esta visão abre um processo contínuo que ajude pastores, pastoras, líderes de redes, igrejas, denominações ou movimentos a contribuir para um movimento nacional de discipulado. Como dinâmica, todos receberam uma leitura como tarefa prévia e, em conjunto, construíram uma proposta de seguimento à consulta.

Roberto Silvado, pastor na Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba (PR), percebeu uma unanimidade quanto à necessidade de um “avivamento discipular” na igreja brasileira. Os líderes de diferentes expressões denominacionais e movimentos sinalizaram maneiras de contribuir uns aos outros, inclusive integrando melhor o evangelismo e discipulado. A rica troca de experiências propiciou um ambiente de diálogo e interação, dando a todos uma clara perspectiva de movimento nacional.

Os participantes foram motivados a dar seguimento à Consulta por meio da formação de um “Grupo de Sonhadores”: pessoas ungidas, competentes e apaixonadas pela formação de discípulos para dar continuidade às iniciativas propostas pela Consulta. Todos foram motivados a reproduzir a Consulta Nacional em seus contextos geográficos, denominações e organizações. Entre os projetos futuros, a DFD planeja realizar uma Consulta anual por três dias, em 2021.

Se você deseja saber mais sobre a Consulta On-line da “Década de Fazer Discípulos” escreva para ilaene@gmail.com ou assista à série de vídeos da Consulta e à série de lives DFD, disponibilizadas no perfil de Homens Mentores e Mulheres Mentoras no YouTube.