RJ sedia Encontro de Cuidado para Líderes Denominacionais

• RJ sedia Encontro de Cuidado para Líderes Denominacionais

Atividades aconteceram no Centro de Convenções da Igreja Metodista Wesleyana em Xerém e tiveram especial foco em assuntos voltados ao desenvolvimento pessoal e ministerial

Nos dias 5 e 6 de agosto, o Centro de Convenções da Igreja Metodista Wesleyana em Xerém, Rio de Janeiro, abriu suas portas para receber pastores e líderes de diversas regiões do Brasil em ocasião do Encontro de Cuidado para Líderes Denominacionais, evento que teve como proposta gerar conscientização acerca da importância do cuidado profundo e intencional para a vida e o ministério. Bispos, pastores, autoridades da igreja evangélica brasileira e líderes de movimentos denominacionais, em companhia dos respectivos cônjuges, participaram de várias dinâmicas de vivência de cuidado e plenárias focadas em tópicos como: capacitação, autoconhecimento, vida cristã e discipulado.

Daniel Vargas e Ilaene Schuler, missionários da Sepal e coordenadores dos ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras, e David Kornfield, missionário da Sepal (OC International) e coordenador na Aliança Evangélica Mundial do Grupo de Trabalho de Pastoreio de Pastores, foram os organizadores e preletores do evento e compartilharam com o público princípios de mentoria e ferramentas de diagnóstico que ajudam o líder a descobrir áreas que precisam ser desenvolvidas. Durante os dois dias do encontro, foi oferecido um ambiente de graça, aceitação, comunhão e prestação de contas em que os participantes puderam dialogar, orar e trocar experiências.

Cuidar de si: princípio fundamental para a eficácia da liderança

De acordo com Ilaene Schuler, o cuidado direcionado a pastores e líderes é uma pauta importante para a igreja, já que não é pequena a quantidade de ministros do evangelho que estão sobrecarregados em meio às atividades eclesiásticas e familiares. Conforme aponta, a rotina agitada frequentemente leva ao ativismo e à impossibilidade de experimentar uma vida mais simples, afetando a saúde do líder e a eficácia do trabalho na comunidade. “Pastores e líderes saudáveis mantêm igrejas saudáveis e produzem relacionamento e crescimento em sua vida e equipe. Assim, a vivencia de cuidado intencional se torna uma estratégia para trazer mudanças profundas e duradouras na vida do líder e, por conseguinte, na vida de seus liderados”.

“Quanto maior o nível de liderança e a responsabilidade, maior a tendência de nos isolarmos. O grande desafio é cuidar de nós mesmos para, então, cuidar de outros”.

Ilaene Schuler, coordenadora do Ministério Mulheres Mentoras/Sepal

Abordagens práticas que geram mudanças significativas

Para Jamir Fernandes de Carvalho, bispo e superintendente geral a Igreja Metodista Wesleyana (Petrópolis, RJ), o evento teve sintonia com a realidade dos líderes e despertou conceitos importantes que estavam adormecidos. Entre as atividades que mais gostou, ele destaca a “tempestade de ideias”, dinâmica pela qual o participante compartilha insights para a realização de sonhos. “O Encontro foi edificante para mim. Por isso, indico as futuras edições aos meus amigos de ministério”.

A esposa de Jamir, Mara Sueli, também comentou sobre o impacto positivo das atividades propostas. Segundo ela, os temas foram relevantes pois elucidaram o papel fundamental do cuidado e do discipulado “O Encontro chegou na hora certa e ampliou minha visão acerca de Mt 28.19. ‘Para discipular, precisamos ser discipulados’. Não podemos caminhar sozinhos”.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (M 28.19, NVI).

Davi da Silva Curty, pastor presidente da Igreja Batista Suburbana (RJ) e da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Carioca, elogiou o viés prático e objetivo das preleções e interações. Conforme afirma, os temas abordados colaboraram para sua edificação e capacitação como líder denominacional. “Muitas vezes, nos sentimos isolados e sem apoio no exercício do ministério pastoral. O foco do encontro na mentoria e no discipulado/pastoreio de pastores nos ajuda a suprir essa tremenda demanda junto aos líderes. Indico as futuras edições do Encontro pela qualidade e aplicabilidade dos temas e métodos adotados e transmitidos”, conclui.

Fique atento!

Novas edições do Encontro de Cuidado para Líderes Denominacionais devem continuar em outras regiões do Brasil. Para saber mais sobre a iniciativa, acompanhe as notícias e os artigos publicados nos sites dos Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras e em nossas redes sociais.