Discipulado é o chamado para seguir Jesus

man in black crew neck shirt wearing black framed eyeglasses and black hat

O ponto de partida para ser um discípulo é tomar a decisão de seguir Jesus. Um jovem homem de negócios, rico e poderoso, que tinha tudo aquilo que o mundo poderia oferecer, aproximou-se de Jesus perguntando como ele poderia também conquistar a vida eterna. O jovem rico se entristeceu com a resposta de Jesus. Ele tinha grande fortuna, e o custo de seguir Jesus era alto demais (Mt 18).

“Seguir Jesus” é um desses jargões religiosos que são usados com tanta frequência que faz com que esqueçamos seus verdadeiros significados. Experimente perguntar àqueles que frequentam a igreja apenas no Natal e na Páscoa se eles são seguidores de Jesus. Muitos podem até responder com sinceridade que são. Há uma lacuna considerável entre o que Jesus significa para eles e o que significou para o jovem rico das Escrituras. É possível acreditar em Jesus e não segui-lo. É até possível ser um bom membro da igreja e ainda assim não seguir realmente a Jesus.

A ideia de seguir Jesus pode ser um pouco desconcertante para os não cristãos. Afinal, como seguir alguém que não se consegue sequer ver? Seguir Jesus significa acreditar em Suas palavras, imitar Seu caráter e obedecer Seus mandamentos. Seguir Jesus é, no entanto, mais do que simplesmente ser uma boa pessoa. Conforme ilustrado na passagem acima, seguir Jesus significa renunciarmos às nossas vidas, à nossa vontade para seguir a Sua. Jesus colocou desta forma:

“Se alguém quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” Mateus 16.24

Qualquer um pode ser um discipulador desde que esteja sinceramente empenhado em seguir a Cristo. Acreditamos que o verdadeiro discipulado cristão deve sempre apontar as pessoas para seguirem a Jesus.

Discipulado é aprender com outros discípulos como seguir a Jesus juntos. Isso simplifica muito o papel de um líder de grupo de discipulado. Qualquer um pode ser um discipulador, desde que esteja sinceramente empenhado em seguir a Cristo.

Baseado no livro Wikichurch: discipulado engajado, empoderado & viral de Steve Murrell, Editora Edilan.