Formando uma nova geração

man wearing brown jacket sitting near gray link fence

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.7

por Ilaene Schüler

Gl 4.19; At 15.40-41; 16.1-3

Paulo, ao escrever aos gálatas, os chama de “filhos” por quem sofre dores de parto novamente (Gl 4.19). Ele recorda o acolhimento que recebeu dos Gálatas (Gl 4.8-20), por causa de uma grave enfermidade; lembrando assim que existe uma experiência profunda entre ele e a comunidade. Essa enfermidade, possivelmente, foi contraída na região da Panfília, onde havia uma alta incidência de malária. Alguns estudiosos sugerem que Paulo pegou malária no começo dessa primeira viagem missionária, o que lhe provocou muita dor de cabeça, afetando inclusive sua visão. Os crentes da Galácia estavam dispostos a dar seus olhos para Paulo (Gl 4.14-15).

Por ser uma relação de filhos, Paulo se sente obrigado a confrontá-los para que retornem ao caminho iniciado conforme seus ensinamentos. Ele fala de sua indignação com os gálatas por se deixarem levar pelos argumentos de pessoas a quem chama de “adversários”.

Por ser uma relação de filhos, Paulo tem autoridade para confrontá-los. Para isso, primeiro Paulo os lembra de que os apóstolos Pedro, João e Tiago reconhecem sua autoridade (Gl 2.9). Portanto, Paulo não compreende como os gálatas puderam se deixar influenciar pelos judaizantes, colocando em dúvida seu amor por eles e a sua pregação do evangelho. Os judaizantes querem desconstruir a autoridade de Paulo para com a igreja.

Logo após escolher não levar João Marcos junto consigo em sua segunda viagem missionária, Paulo escolheu Silas (At 15.40-41) e, em seguida, Timóteo (At 16.1-3). Silas é um líder reconhecido pelos apóstolos e presbíteros da igreja de Jerusalém (At 15.22). De igual forma, Timóteo tem a recomendação dos irmãos de Icônio e Listra (At 16.2).

Assim, caminhando junto com eles, Paulo forma novos líderes. Penso que no processo de formação de novos líderes precisamos ficar atentos ao processo de formação teológica, formação ministerial servindo junto em um ministério e formação do caráter e maturidade cristã por meio do discipulado.