Investindo naquele que é rejeitado

man wearing knit cap on grey background

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.6

por Ilaene Schüler

Nada nos fere mais do que os relacionamentos e nada nos abençoa mais que relacionamentos. Poucas pessoas deixam suas igrejas por causa de heresias, a maioria o faz por causa de decepções e frustrações nos relacionamentos.

Paulo sabia o que era ser rejeitado. Quando teve sua conversão deixando de ser perseguidor de cristãos, a intervenção de Barnabé em seu favor junto aos apóstolos foi muito importante (At 9.26).

Neste novo encontro de Paulo com Pedro, Tiago e João (Gl 2.9-14), Paulo é reconhecido como alguém que tem recebido graça e autoridade de Deus para pregar aos gentios.

A igreja de Antioquia, direcionada por Deus, envia Paulo e Barnabé (Atos 13.2). Porém, eles tinham João Marcos como auxiliar (At 13.5). João Marcos era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4.10). Mas, quando chegaram à Panfília, ele deixou a companhia deles e retornou a Jerusalém.

Em Atos capítulo 15 lemos que Paulo e Barnabé foram para Jerusalém, para aquela grande reunião, quando encontraram João Marcos e de lá Paulo decide fazer mais uma viagem missionária visitando as igrejas.

Não sabemos por que João Marcos voltou no meio da primeira viagem missionária, mas Paulo recusou-se a levar ele junto nesta segunda viagem missionária causando uma desavença com Barnabé e separação dos dois (Atos 15.37 e 38). Barnabé levou João Marcos com ele para Chipre e Paulo levou Silas pela região da Síria e da Cilícia para encorajar os crentes das igrejas naquelas áreas (Atos 15.39–41).

Uns vinte anos depois Paulo pede que este mesmo João Marcos lhe seja enviado “porque ele me é útil para o ministério” (2 Tm 4.11).

O que existe entre o João Marcos rejeitado pelo Paulo na segunda viagem missionária, e o João que é útil para o Paulo, quando ele está na prisão em Roma? Existe Barnabé, o encorajador, que investiu na vida de João Marcos, tornando o rejeitado em útil.

Em 1 Coríntios 9.6, o apóstolo Paulo reconhece a primazia de Barnabé e diz à igreja de Corinto que Barnabé é um exemplo a ser seguido.