Paradigmas para o discipulado

white pendant lamp

O chamado bíblico para fazer discípulos é para todas as gerações. Os fundamentos do discipulado permanecem inalterados em qualquer geração. Entretanto, para ser eficaz, cada geração deve buscar compreender as próprias mentalidade e cultura.

Existem grandes ajustes ou mudanças de paradigma que precisamos fazer para um discipulado eficaz no século 21:

Da exortação espiritual à direção espiritual

Muito do discipulado hoje, como o púlpito contemporâneo, é centrado na mera exortação. Listas de “você deve fazer isso e aquilo” abundam. Mas, falta direção espiritual. As pessoas sabem o que devem fazer e o espírito com que deve ser feito; o problema é fazer com que seja feito – e feito de uma maneira que agrade a Deus. A direção espiritual ajuda a mostrar o caminho para fazer isso conduzindo um discípulo de Cristo em direção a Deus.

Da conformidade superficial à mudança de valor

A ruína do discipulado contemporâneo é a conformidade superficial com as normas cristãs, em vez da transformação interior por meio de uma mudança radical de valor. A menos que nossos valores fundamentais sejam transformados por Deus à luz das Escrituras, nada realmente será mudado.

É tão fácil para alguém voltar à “vida normal” depois que um programa de discipulado termina. Isso é conformidade sem mudança de valor. Não é suficiente discipular alguém apenas completando alguns materiais predefinidos. A aplicação dos princípios é o que muda vidas. Tenha como objetivo uma mudança de valor.

Da gestão do ministério à gestão da vida

Hoje, muitos programas de discipulado estão centrados no desenvolvimento de habilidades ministeriais. No discipulado do século 21, deve haver um alerta renovador para o gerenciamento da vida. Os discípulos urbanos são discípulos ocupados. Eles não podem administrar seu ministério se não aprenderem a administrar seu tempo, e não podem administrar seu tempo de forma eficaz se não souberem como administrar suas vidas. Há uma necessidade de liderança pessoal.

Trechos selecionados do capítulo 14 do livro Um Tipo Certo de Edmund Chan, Editora Betânia.