O currículo básico para o discipulado

white printer paper on macbook pro

Qual é o currículo básico para o discipulado? Conheça oito fundamentos bíblicos de um currículo básico e progressivo para o discipulado:

1- Teologia bíblica: “Quem é Deus?”

Que tipo de Deus nós temos e que tipo de discípulos devemos ser à luz de quem Deus é.

2 – Fidelidade bíblica: “Quem é o mestre na minha vida?”

O senhorio de Cristo é o tema central do NT. Ele lança um apelo à rendição absoluta ao senhorio absoluto de Jesus em todas as áreas das nossas vidas.

3 – Identidade bíblica: “Quem sou eu?”

A verdadeira fidelidade bíblica leva à verdadeira identidade bíblica. A igreja tem uma identidade distinta por causa de seu relacionamento com Jesus.

4 – Propósito bíblico: “O que fui chamado a fazer?”

“Vós sois a luz do mundo” nos chama a viver com um senso de destino. Quando sabemos de quem somos e quem somos, temos mais clareza do nosso chamado fundamental e propósito na vida. A verdadeira identidade leva ao verdadeiro propósito: uma grande vocação em Deus.

5 – Valores bíblicos: “O que é de suma importância em minha vida?”

Não podemos realmente conhecer nossos valores a menos que saibamos qual é o nosso propósito. Uma igreja orientada pela Bíblia e voltada para o propósito se comprometerá a adotar um discipulado centrado em valores.

6 – Prioridades bíblicas: “Quais são as coisas que devo colocar em primeiro lugar?”

Prioridade e compromisso em vivê-los são um reflexo claro dos verdadeiros valores de vida. Ajuda a administrar tempo e recursos com sabedoria.

7 – Capacitação bíblica: “Como posso prosseguir?”

Prosseguir em perseverança não é fácil. Isso exige mais do que apenas paixão, requer a capacitação de Deus, pois é isso que mantém a paixão viva.

8 – Fundamento bíblico: “Em que devo ancorar minha vida?”

O fundamento correto na Palavra nos leva a um círculo completo e de volta a uma teologia bíblica! Pois a base de toda teologia sólida é a Palavra de Deus.

Trechos selecionados do capítulo 18 do livro Um Tipo Certo de Edmund Chan, Editora Betânia.