Ordem e missão: maturidade

framed eyeglasses on top open book

Edmund Chan destaca três coisas perigosas sobre o líder no cumprimento da ordem e missão de Jesus:

1 – Percepção da indispensabilidade do líder.

É quando o líder acredita que ele não é, e não pode ser, indispensável, trazendo tudo para si, colocando sua vida e sua liderança em perigo.

2 – Não prepara discípulos.

O líder e a igreja se acostumam com essa condição da indispensabilidade do líder, sobrecarregando a igreja e não gerando discípulos.

3 – Exaustão mútua.

Quando isso acontece, a liderança fica cansada, mas o povo também fica cansado. Então, para evitar esta exaustão, o líder precisa abrir mão do controle, delegando não só tarefas, mas também autoridade da forma certa, para pessoas certas, para que possam ajudar com as demandas e a liderar o povo.

Devemos fazer discípulos não somente porque queremos, mas porque Jesus nos fala para fazermos discípulos, cumprindo a ordem.

A verdade por si só não faz ninguém crescer, mas é a aplicação da verdade que faz as pessoas crescerem e amadurecerem na fé. Não basta conhecer a verdade, é preciso aplicar a verdade, gerando transformação na nossa vida.

Edmund Chan também destaca que a maturidade espiritual não é automática e não acontece de qualquer maneira, ela exige nosso comprometimento no processo de crescimento e amadurecimento segundo a vontade de Deus.

A maturidade precede a multiplicação espiritual! Quando discípulos amadurecem, naturalmente eles se reproduzem em outros discípulos. A maturidade se baseia em três marcas: o amor, uma cosmovisão cristã e uma fé autêntica.

Trechos selecionados dos capítulos 11 e 12 do livro Um Tipo Certo de Edmund Chan, Editora Betânia.