A transformação deve preceder a multiplicação!

a cup of coffee next to a calculator

“Como devemos construir uma igreja que intencionalmente faz discípulos?”

Minha resposta, de forma simples, é o ponto essencial deste livro Um tipo Certo: “Precisamos ver a necessidade crítica, entender a estratégia bíblica, determinar o produto final e saber o que é necessário para cumprir a missão”.

“Retornar a igreja às suas raízes discipuladoras por meio do discipulado autêntico e do discipulado intencional, para reproduzir um tipo certo de discípulos e multiplicá-los a fim de ganhar o mundo para Cristo.”

Na elaboração de nossa declaração de missão como igreja, integramos esses quatro elementos principais:

1. Veja a necessidade crítica “Devolvendo a igreja às suas raízes discipuladoras…”
  2. Compreenda a estratégia bíblica “Através do discipulado autêntico e discipulado intencional…”
  3. Determine o produto final “Para reproduzir discípulos de um tipo certo…”
  4. Cumpra a missão “E multiplicá-los para ganhar o mundo para Cristo!”

Há muitas coisas a serem abordadas no discipulado, mas há alguns fundamentos que nunca devem ser esquecidos. Fundamentos como determinar que fazer discípulos é a missão central da igreja à luz da Grande Comissão; como redefinir o sucesso no ministério pelo nosso compromisso com o mandato e não apenas com a missão; como discipular em direção à maturidade espiritual e à semelhança de Cristo; e como lidar com a necessidade crítica de competências de liderança para estabelecer um ambiente de discipulado e uma cultura de mentoria.

Mas seja o que for que façamos, nunca devemos perder o objetivo de Deus para transformar nosso mundo. O discipulado bíblico tem um objetivo transformacional.

Entenda isto: a multiplicação não é o principal desafio da igreja. A transformação é! A transformação deve preceder a multiplicação!

A Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos continuará a defender a visão discipuladora. Precisamos desesperadamente de uma igreja discipulada para que o mundo seja transformado!

Trechos selecionados do livro Um tipo certo de Edmund Chan, Editora Betânia.