Discípulos que frutificam

orange fruits under blue sky during daytime

por David Kornfield

Discípulo é um seguidor de Jesus, sendo transformado para ser como Jesus e comprometido com a missão de Jesus (Mt 4:19; 28:18-20).

Três aspectos: 1) seguidor; 2) transformado e 3) enviado.

Uma segunda forma  definir discípulo pode ser: alguém que cresce intencionalmente para ser como Jesus com a ajuda de outra pessoa. Ou seja, um discípulo frutifica.

Verdadeiros discípulos permanecem em Jesus e, por isso, frutificam (João 15:4-11).

A palavra “permaneçam” se repete 11 vezes em João 15.4-11! Nossa vida precisa ser profundamente centrada em Cristo. Não na igreja, nem em ser batista ou assembleiano, e sim em Cristo.

Sei que isso parece óbvio demais. Deixe-me comentar alguns aspectos disto:

A) Nossa vida devocional deve ser focada num encontro com Jesus e não apenas com a Bíblia. João 5:39-40.

Parecido a Isaías em Is 6 e João em Ap 1 – devemos pedir que Deus nos dê uma nova revelação de quem Ele é. Devemos pedir que lhe entendamos de forma diferente do que já lhe entendemos a anos e até décadas. Essa nova revelação dele levará a uma nova compreensão de sua missão como também de sua igreja.

B) Nosso discipulado deve ter o objetivo principal de Jesus falar para nós como no caminho a Emaús. Há muitas boas ferramentas e recursos que ajudam em fazer discípulos, mas nada nunca substitui um encontro divino com Jesus.

C) Nossos grupos pequenos e células devem ser focados em Jesus e não apenas em estudo bíblico. A maioria dos grupos pequenos e células são mais um grupo de estudo bíblico e comunhão que um grupo de discipulado. O crescimento é mais acidental que intencional. Umas das chaves nisto é subgrupos ou micro células de 3-4 pessoas que tem tempo semanal para crescimento intencional.