Quando a escuridão chega (parte 1)

silhouette of bird perched on tree

O Salmo 36:7 diz: “Quão precioso é o teu amor inabalável, ó Deus! Os filhos da humanidade refugiam-se à sombra das tuas asas. “

No texto hebraico há um interessante jogo de palavras. Chama nossa atenção para o que é importante.

“Amor inabalável” é a palavra da aliança do Antigo Testamento “hesed ”. Depois, diz: “Os filhos da humanidade refugiam-se”. A palavra hebraica “refúgio” é “ḥāsâh ”.

Há um jogo de palavras entre “hesed ” e “ ḥāsâh ”. Destaca a parte de Deus e a parte do homem.

Hesed” refere-se ao caráter de Deus (a parte de Deus), e “ ḥāsâh ” refere-se à resposta do homem (a parte do homem).

Em outras palavras, “ hesed ” expressa a benignidade de Deus; e “ ḥāsâh ” articula a sabedoria do homem para se refugiar no amor inabalável de Deus.

E Davi, o salmista, enfatiza que é um tipo especial de refúgio. É um refúgio “à sombra das Suas asas ” – uma imagem de segurança sólida e permanente!

Davi está assim ancorando a sua segurança e confiança em Deus, apesar de um futuro incerto. Ele descansa seguro à luz do amor inabalável de Deus, em quem encontrou o seu “ ḥāsâh ”, o seu refúgio à sombra do Todo-Poderoso!

Este é um versículo muito importante. É de grande relevância em nossa caminhada espiritual.

Neste mundo pós-pandemia, paira uma nuvem de escuridão. Tal como o salmista que enfrenta uma nuvem de incerteza, podemos enfrentar uma miríade de desafios nos tempos atuais – desafios financeiros, reduções, problemas de saúde, disfunções de relacionamento, exigências de trabalho e stress, etc.

Em tempos tão desafiadores, o salmista articula algo profundo.

Davi diz que podemos ter certeza do amor inabalável de Deus! E depois, com uma dose adicional de sabedoria divina, o salmista acrescenta que é sábio encontrarmos o nosso “ḥāsâh ”, o nosso refúgio, Nele cujo amor é inabalável!

O Salmo 36:5 expressa então o horizonte fantástico do “hesed” de Deus: “O teu amor inabalável, ó Senhor, estende-se até aos céus, a tua fidelidade até às nuvens”.

Que incrível. Que reconfortante. Quão real.

À pergunta sobre o que devemos fazer na hora das trevas, Davi responde que devemos ancorar-nos em Deus e dá a razão para isso: “Pois em ti (Deus) está a fonte da vida; na tua luz vemos a luz” (v.9).

A luz aqui se refere à revelação de Deus. Quando estamos no escuro, não podemos ver. Isto é verdade natural e espiritualmente. No entanto, na revelação de Deus, somos capazes de ver, por assim dizer, a luz no fim do túnel – “na tua luz vemos a luz”!

Na revelação de Deus, vemos esperança. Na revelação de amor inabalável e refúgio de Deus, vemos o caminho a seguir. Na revelação de Deus, vemos luz.

O salmista continua no versículo 10: “Oh, continua o teu amor inabalável (hesed) para aqueles que te conhecem”.

O Salmo 36 é sobre CONHECER A DEUS!

No Salmo 36, conhecer a Deus está solidamente ancorado no “hesed ” de Deus.

A inabalável bondade de Deus nos ancora quando a escuridão chega! Podemos confiar Nele!

Em tempos de incerteza, é importante saber onde procurar! Quando estiver na escuridão da incerteza, OLHE PARA CIMA!

Corrie Ten Boom disse uma vez: “Se você olhar para o mundo, ficará angustiado. Se você olhar para dentro, ficará deprimido. Se você olhar para Deus, você descansará.”

Tenham uma abençoada peregrinação pela frente!

Edmundo Chan