Fazendo um valioso investimento

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.3

por Ilaene Schüler

(At 11.22-26)

Barnabé tinha muitas qualidades que contribuíram para ele investir na vida de Saulo. Quero destacar algumas que percebo em Atos 11.22-24:

1. Ser enviado. Barnabé é alguém enviado pelos líderes da igreja de Jerusalém (At 11.22). E entendendo que Barnabé tenha sido um dos 70 enviados por Jesus, ele é alguém que tem quem acredita nele e, assim, ele pode também acreditar em outros, se tornando um multiplicador de líderes.
  2. Discerniu o que Deus estava fazendo em Antioquia. Sem discernir o que Deus está fazendo não podemos discernir a pessoa que Deus tem para este mover que é Dele.
  3. Ficou alegre com a graça de Deus se manifestando em Antioquia. E Barnabé precisava de alguém junto com ele que entendia que o mérito continuaria sendo da graça.
  4. Capacidade de enxergar a graça de Deus. Crescimento e multiplicação é milagre de Deus. Ao chegar na igreja não focou no que eles precisavam mudar ou nas demandas e problemas ministeriais.
  5. Exortava com firmeza de coração para que crescessem em seu relacionamento com Jesus como Senhor. Atos 11.24 nos diz que muita gente se uniu ao Senhor. Barnabé não tinha um ministério egocêntrico, então atrai as pessoas a Jesus e não a si mesmo. Mas, isto era possível porque era bom, cheio do Espírito santo e fé. Não era porque tinha estratégias boas, mas o ministério fluía de quem ele era. E precisava ter junto com ele, servindo a esta igreja, alguém de quem fluísse também o mesmo.

Barnabé, ao sair à procura de Saulo, podia perder recursos, credibilidade ou seu ministério, mas jamais perder sua identidade, porque sabia quem ele era. Ele era homem bom e cheio de fé, esta era sua identidade.

Barnabé investiu em Saulo dando a ele uma igreja e uma equipe pastoral da qual fazer parte. Deu a ele a oportunidade de ser liderado e de crescer por meio do discipulado.

O que proporcionou para quem caminha comigo? Como invisto na vida deles?