Perguntas chaves para discipuladores

por David Kornfield

As perguntas chaves para um estudo bíblico, ao final de um seminário ou retiro, para o estudo de qualquer livro ou mesmo no seu momento devocional são:

1. O que mais chama sua atenção? (ou, o que Deus está lhe dizendo?)

Razões pelas quais esta pergunta é tão poderosa:

1. Evita a imposição. Não força as pessoas a caminharem em uma direção diferente daquela que está em seus corações. Qualquer outra pergunta naturalmente fará isso. Às vezes uma pergunta direcionada é boa e até importante ou necessária, mas em geral essa pergunta abre o horizonte.
  2. Toca os corações. Leva a pessoa a parar e refletir de forma significativa. Prestar atenção ao seu próprio coração, ao que é importante para ele.
  3. Movimento do Espírito. Se você é o líder de um pequeno grupo ou estudo bíblico, você deve repetir a pergunta muitas vezes. Isso incentiva a participação de todos. Abre a possibilidade de discernir um mover do Espírito no coração das pessoas.
  4. Reprodutibilidade (transferível). A questão é tão simples que qualquer líder pode usá-la facilmente e crescer na graça de usá-la. Se uma pessoa tiver que substituir o líder, na última hora, é fácil sair por aí com essa dúvida.
  5. Preparação. O próprio líder deve ter uma resposta para a pergunta, caso o Espírito o oriente a compartilhá-la ou que corresponda ao que a outra pessoa diz. É importante que o líder também tente responder à pergunta entre parênteses. Embora você não necessariamente compartilhe sua resposta, já que seu papel é o de facilitador, você deve estar pronto.

2. O que você fará esta semana à luz dessa verdade? (ou que passo ou passos você pode seguir?)

Razões pelas quais esta pergunta é tão poderosa:

1. Decepção. Sem aplicação, toda discussão pode aumentar nosso conhecimento, mas nos enganar, fazendo-nos pensar que estamos crescendo (Tiago 1.22-25).
  2. Crescimento intencional. Sem aplicação, raramente haverá crescimento intencional. Se há crescimento, a tendência é que seja acidental e tão lento que não nos permite perceber mudanças reais em nossas vidas.
  3. Prestação de Contas. Sem isso, poucas pessoas se lembrarão da sua aplicação uma semana depois e muito menos a aplicarão. É importante reservar algum tempo, possivelmente dez minutos durante a próxima reunião, para analisar as aplicações identificadas na reunião anterior.
  4. Superando a superficialidade. Às vezes, se alguém não está avançando bem, é muito bom poder descobrir e reconhecer isso. Pode ser necessário caminhar um pouco mais com essa aplicação. Dessa forma, você poderá reconhecer algum motivo pelo qual não conseguiu seguir em frente e resolvê-lo.
  5. Grandes áreas. Outras vezes, alguém avança, mas a área é grande o suficiente para que seja necessário continuar por mais algum tempo para afirmar essa área antes de passar para outra.

3. Com quem posso compartilhar o que estou aprendendo?

Razões pelas quais esta pergunta é tão poderosa:

1. Nos tornamos multiplicadores. A parábola do semeador indica que existem quatro tipos de solo. Três acabam não dando frutos que restam. A quarta, a terra boa, é um multiplicador. Quem não está multiplicando está em um dos três primeiros campos. Ele precisa se arrepender. E você precisa encontrar alguém que possa cultivar o solo do seu coração. Todos nós somos limitados em nos cultivar.
  2. Evitamos ser um mar morto. O Mar Morto recebe água doce. Mas, não deixa fluir para frente. Como consequência, deixa de ter água saudável e passa a ser água salgada. Quem não repassa o que recebe vira um mar morto!
  3. Somos contagiosos. Esta pergunta ajuda a criar a mente e o coração do buscador. Quem aprende o hábito de fazer perguntas terá tendência a crescer sempre. Basta cuidar para que as perguntas sejam genuínas e não críticas ou ataques velados.
  4. Somos missionários. Temos um senso de missão. Não existimos apenas para nós mesmos ou para o nosso grupo “especial”. Existimos para promover o reino de Deus, para estender os propósitos de Deus aqui na terra. Somos parceiros de Jesus Cristo na sua Grande Comissão, fazendo discípulos de todos que encontramos. De certa forma, mesmo com os não-crentes.
  5. Os não-crentes e os novos crentes podem fazer esta pergunta. A experiência entre os muçulmanos na Indonésia mostra que os não-crentes podem entrar num grupo e aprender a fazer algumas perguntas como estas. Neste contexto, o discipulado começa antes de conhecer a Cristo e o evangelho se espalha através das amizades naturais dos não-crentes. Quão diferente da nossa tradição de separar os novos convertidos do “mundo” o mais rápido possível para integrá-los na igreja!

David Kornfield