A grande desintegração da igreja (parte 2)

person sitting on pew inside church

Poucos percebem que o contexto da promessa de que as portas do Hades não prevalecerão contra  a igreja (Mt 16:18) inclui duas condições:

1. Uma comunidade que confessa que Jesus é o Filho de Deus e seu Senhor (Mt 16:13-19).
  2. Uma comunidade de verdadeiros discípulos, dispostos a sofrer e morrer por Jesus (Mt 16:24).

Quem são os verdadeiros discípulos? Destacarei aqui apenas uma característica que se baseia na parábola do semeador. Os discípulos não entenderam a parábola. Jesus lhes disse: “Vocês não entendem esta parábola? Como então entenderão todas as outras?” Mc 4:13.

E você, entende mesmo essa parábola?

Porque senão, pode ser que não entenda nenhuma das outras…Nem nada do que Jesus ensinou.

Duas chaves profundas da parábola do semeador:

1) Tudo depende do nosso coração;

2) Tudo depende da nossa multiplicação.

Que tipo de terreno/coração você tem? Como está seu coração? Realmente ouve Deus? Todo verdadeiro filho e filha de Deus o ouve (Jo 5.19-20a). Ouve e obedece? Talvez não haja pergunta mais profunda do que esta: Como está o seu coração?

Em segundo lugar, a parábola distingue apenas um tipo de terra boa.

“Mas outras sementes caíram em solo fértil, germinaram e cresceram, e produziram uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior do que a que havia sido semeada”! (Mc 4:8, NVI)

Três tipos não dão frutos que permanecem.  Um dá frutos de forma multiplicativa!  Se não está multiplicando, você está em um dos outros três terrenos!

Está em crise? Ou começando a sentir o tamanho da crise?

Normalmente, quando nos deparamos com algo profundamente errado, fazemos ajustes temporários. Logo esquecemos deles e continuamos mais ou menos iguais.

Ninguém muda profundamente sem uma crise.  Ninguém muda profundamente sem experimentar o quebrantamento.

Todos nós nos reproduzimos de acordo com a nossa espécie. A grande questão é: qual é a nossa espécie?”

E uma segunda pergunta. O que estou fazendo que é realmente multiplicador?

Pare agora para ouvir Deus e registre o que você está ouvindo.

David Kornfield