Há esperança para os cansados?

person covering own face

Por David Kornfield

“Vocês estão se sentindo cansados e desiludidos com a religião? Venham até mim! Caminhem ao meu lado e encontrarão renovação para suas vidas. Eu lhes ensinarei como alcançar um verdadeiro descanso. Aprendam comigo, vejam como eu faço! Descubram os ritmos livres da graça. Não imporei a vocês fardos pesados ou tarefas complicadas demais. Sejam meus seguidores e aprenderão a viver com liberdade e leveza.” Mateus 11.28 (A MENSAGEM)

Este versículo não é apenas significativo para este ano, mas para toda a minha vida! Durante esta semana, senti o peso da sobrecarga, e muitos que me cercam também compartilharam desse sentimento.

Os discípulos não apenas ouvem e estudam, mas obedecem. Eles não se contentam em apenas ler, analisar e debater; eles agem. Portanto, aqui está um plano de ação simples, seguido por uma série de ideias para simplificar a vida, organizadas de acordo com minha prioridade pessoal.

Plano de Ação

1. Priorize buscar o Reino de Deus e Sua justiça, confiando que todas as outras coisas se acomodarão.
  2. Toda segunda-feira, avalie o quanto você está se sentindo sobrecarregado e estressado, e faça uma breve anotação explicativa. O objetivo é alcançar níveis baixos.
  3. Compartilhe essa avaliação com sua esposa, um amigo íntimo e um mentor todas as segundas-feiras.
  4. Cada segunda-feira, identifique suas 3-4 tarefas mais urgentes e 3-4 tarefas mais importantes, garantindo que reserve tempo para elas durante a semana.

Para refletir em um retiro com Deus

1. Ouça a voz de Deus através de Mateus 11.28-30 (Mensagem), Mateus 6.33-34 e 1 Pedro 5.6-8.
  2. Coloque-se nos sapatos de Deus, visualizando como Ele observa sua vida.
  3. Avalie: seu dia de descanso está funcionando bem? Revise seu último período sabático e planeje o próximo.
  4. Avalie: seus retiros com Deus estão sendo eficazes? Certifique-se de descansar no dia anterior para ter um retiro de qualidade. Prepare-se adequadamente e reserve um bloco de duas horas para acompanhamento após o retiro.
  5. Liste suas três ou quatro principais prioridades ministeriais e reserve tempo nos próximos meses para avançar nelas.
  6. Liste suas três ou quatro prioridades mais urgentes e reserve tempo para atendê-las.
  7. Faça uma lista das principais relações e atividades que lhe proporcionam vida e invista nelas.
  8. Enumere as principais relações e atividades que o desgastam. Considere como pode interrompê-las e consulte o livro “Finais Necessários” de Henry Cloud. Pergunte a si mesmo: quais quatro das minhas atividades ou relacionamentos atuais devo encerrar?
  9. Avalie-se usando a Autoavaliação de Liderança Relacional para garantir que você não esteja desperdiçando energia em áreas com pontuações baixas que você negligenciou.
  10. Revise seu arquivo sobre como simplificar sua vida e devocionais recentes relacionados a isso para adicionar outras ideias-chave à sua lista.
  11. Compartilhe essas ideias com sua esposa, melhor amigo e mentor para obter feedback.
  12. Transforme essas ideias em um artigo e convide outras pessoas a contribuir com suas sugestões!

Querido(a), ore sobre essas ideias e compartilhe quaisquer outras que considere importantes, tanto para você quanto para mim. Vamos juntos em busca de uma vida mais simples e significativa.