Confirmando o chamado do discípulo

 

Módulo Moisés e Josué – Estudo 6.1.5

por Ilaene Schüler

(Nm 27.12-23; Dt 34.9)

A pessoa certa, no lugar certo, pela razão certa! Moisés confirma diante do povo o chamado de Josué  como seu sucessor, que irá liderar em seu lugar.

Todo novo nascido em Cristo recebe o Espírito Santo e  com isso recebe   dons para servir a partir do seu chamado. É um desafio caminhar com pessoas e ajudá-las a perceber o propósito de Deus para sua vida e a servir a partir dele. Como o chamado de alguém pode ser confirmado? Quero destacar algumas referências para isso:

  1. Uma convicção divina  resultado de ouvir a Deus por meio de sua Palavra, tanto para quem o lidera  como para o discípulo. Para Josué  isto se evidencia pela confirmação não só de Moisés mas também  de Ur, Arão e o povo que aceita a liderança de Josué.
  2. Disponibilidade para se entregar de coração e não por obrigação.
  3. Unção divina que se expressa em frutos na esfera de influência que ele já tem. O povo de Deus reconhece a unção da pessoa porque está produzindo frutos. Mt 7.20

Antes de Deus falar a Moisés sobre  seu sucessor que iria conduzir a entrada do povo de Israel  na terra prometida, Deus fala para Moisés sobre ele mesmo, sobre  sua vida e sua missão. (Nm 27. 15-17). Antes de se pronunciar sobre o sucessor, Deus se pronunciou sobre Moisés. A sucessão começa em ouvirmos Deus falar sobre nós mesmos, nossa vida e missão. Precisamos ter clareza do nosso papel na sucessão, não só clareza do papel do sucessor.

A vida de Moisés tem propósito a partir de sua relação com Deus. Ele cumpriu um propósito, conduzindo o povo até a terra. A conquista da terra não foi missão dele. Deus lhe deixou ver a terra, não só por ver a terra, mas para saber que ele trouxe o povo até ela.

E agora Moisés precisa preparar o povo para sua partida. Como lidamos com este preparo? Vivemos e lideramos como se  fossemos ficar para sempre neste mesmo papel de liderança? Sucessão precisa ser uma cultura na igreja pois, devemos constantemente estar avançando em novas esferas de influência.

Moisés reconhece a soberania de Deus. Ele se submete, pois, se refere a Deus como autor e conservador da vida, tanto da sua vida quanto da vida do povo.

Moisés pede um sucessor, indicando o porquê da necessidade do povo ter um sucessor.  De novo um intercessor pelo povo. Moisés não pede que seja Josué, mesmo caminhando de perto com ele e ele seja um sucessor natural. Ele dá a prerrogativa para Deus escolher. Precisamos ficar atentos ao risco em levantar um sucessor que não corresponda a necessidade do povo. É preciso ficar atento ao risco de amarmos mais o sucessor do que ao povo. Quando levantamos sucessores devemos buscar o cuidado das ovelhas do Senhor. O objetivo principal sempre deve ser o povo do Senhor, a Igreja de Jesus.

No processo de sucessão, Moisés ouve a Deus e  tem clareza de quem  chamar. Josué, filho de Num, é conhecido de Moisés, tem relacionamento com Moisés e com o povo. Moisés o chamou no particular e impôs as mãos sobre ele.  Como é importante ter alguém que sonha e nos leva a sonhar mais alto os sonhos de Deus. Então, Moisés apresentou Josué  ao sacerdote Eleazar  e a toda congregação, instruindo-o  para que vejam que ele ouve a Moisés, que ouve a Deus. Este alinhamento de Josué, Moisés e Deus fica visível para o povo.

Moisés faz  um processo claro de transição, delegando primeiro somente parte de sua autoridade e orientando claramente.

Preciso de pessoas que me ajudem a ouvir a Deus sobre Seus propósitos para minha vida para os próximos anos e testificam sobre meu chamado. Por isso, me proponha a:

  1. Buscar ouvir a Deus sobre mim. Ter clareza de  qual estágio estou em minha vida com Deus e na missão que Ele me deu. Estou chegando em qual “terra prometida”, o que Deus está me mostrando?
  2. Ter clareza de quem são as pessoas com autoridade que me levam a sonhar, impõem a mão sobre mim e testificam o chamado.
  3. Interceder por sucessor ou sucessores. Eles são resposta de oração.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil