Filhos de Issacar

man sitting on gray rock while staring at white clouds

A “carta aberta aos pastores e igrejas” indica a perda da liderança piedosa em três frentes: a perda de nossa voz ao politizarmos, a perda da nova geração e a perda de pastores desanimados e exaustos que deixam suas igrejas. Enfrentamos uma situação semelhante à de Ezequiel 22. Ezequiel indica quatro grupos que não se levantam para se colocar na brecha diante das falhas do povo de Israel: os profetas, os sacerdotes, os chefes e o povo como um todo.

Deus está procurando por aqueles que discernem a crise, discernem o kairós e entram na brecha, reconhecendo que não podemos continuar com “sempre o mesmo”.

Temos que ser como os filhos de Issacar em 1Cr 12.32: “Dos filhos de Issacar, duzentos chefes, entendidos nos tempos, e que sabiam o que Israel deveria fazer e cujas ordens todos os seus irmãos seguiam.”

Cinco características dos filhos de Issacar.

1. Eles desenvolveram uma cultura de discipulado por pelo menos cinco gerações (1Cr 7.1-5).
  2. Os duzentos eram interdependentes para chegar a uma única conclusão.
  3. Entendiam os tempos, sabiam discernir o que Deus estava fazendo.
  4. Sabiam não apenas o que sua tribo precisava fazer, mas todo o povo de Deus.
  5. Eram pessoas que compreendiam a autoridade espiritual e tinham seguidores fiéis.

Ore por aqueles de nós que estão na brecha para o discipulado e o pastoreio de pastores na América Latina. Ore por seus líderes. Ore por você. Ore por seus companheiros. Ore por seus discípulos e seguidores. Quando digo “orar”, quero dizer “ouvir a Deus em favor deles!”

1. O que Deus está falando? (Ou, o que chama sua atenção?) Dez minutos.

Pense nisso nestas três maneiras:

A. O que você mais precisa como indivíduo.
B. O que sua igreja mais precisa.
C. O que as igrejas de sua denominação ou rede mais precisam.

David Kornfield