Visões se tornam realidade

close-up selective focus photo of black binoculars

Sempre teremos uma visão antes de que algo se transforme em Realidade. Quando embora a visão seja real, ela ainda não é realidade para nós, então satanás vem nos tentar e ficamos inclinados a dizer que não vale a pena seguir em frente. Em vez de a visão se tornar real para nós, entramos num vale de humilhação.

“A vida não é como uma rocha de minério não trabalhado, mas como ferro extraído da escuridão do centro da terra e batido pela adversidade para moldá-lo e poder torná-lo útil.” (Alfred Lorry Tennyson) Deus nos dá uma visão e então nos envia para o vale até que tomemos a forma dessa visão. E é no vale que muitos de nós desfalecemos e desistimos. Toda visão dada por Deus será cumprida, se tivermos paciência. Basta pensar no tempo ilimitado que Ele tem à Sua disposição. Ele nunca está ansioso. Mas estamos sempre freneticamente apressados e saindo para fazer coisas à luz da glória da visão, mesmo que ainda seja real apenas em nós. Deus tem que nos levar para o vale e nos colocar em meio a incêndios e inundações para nos moldar ao ponto em que ele possa confiar em nós e a nós a sua visão. Desde o momento em que recebemos a visão, o Senhor vem trabalhando, ou seja, nos moldando de acordo com o objetivo que Ele tem para nós. Repetidamente tentamos escapar de sua mão e tentamos martelar e nos moldar de acordo com nosso próprio objetivo.

A visão que Deus lhe dá não é um castelo inatingível no ar, mas uma imagem do que Ele quer que você seja aqui. Deixe o oleiro colocá-lo em sua roda e girá-lo como quiser, e então, tão certo como Deus é Deus e você é você, você será moldado exatamente de acordo com a visão. Mas não desanime durante o processo. Se você receber uma visão de Deus, você pode tentar o quanto quiser estar satisfeito com menos, mas Ele nunca permitirá isso. “(Oswald Chambers – Tudo para Ele – 6 de Julho) Combinando alguns dos meus pensamentos, os pensamentos de Bill Gothard e os pensamentos de Chambers, chego a estes cinco estágios de uma visão:

1. Pré-visão. Descontentamento santo, possivelmente até santo desespero. Stephen Covey fala sobre discernir a dor por trás do problema. A pré-visão é geralmente indispensável para a visão. “A Sua visão em tamanho e profundidade, depende do quão profundo e grande é o seu descontentamento.” David Kornfield

Cinco Perguntas importantes:

A) Que Problema você gostaria de mudar?
B) Qual é a dor atrás do problema?
C) Qual é a dor em seu coração?
D) Quem compartilha da sua dor?
E) Qual é a dor do coração de Deus?

Moisés viu o problema, mas tentou mudar do seu jeito. Que jeito foi esse? (Êxodo 2.11b e 12)

1. Nascimento de uma visão. Surge de um encontro com Deus e da compreensão de como Ele quer responder a esse Santo descontentamento, a essa dor. Êxodo 3.1-10. Ela surge num encontro com Deus no deserto.
  2. Morte de uma visão. Quando reconhecemos que não estamos à altura e nem à profundidade da visão, entramos no vale da humilhação e quebrantamento importante. Êxodo 3.11. Oração importante: “Senhor Jesus, quebranta em mim tudo que necessita ser quebrantado, Cura em mim tudo que necessita ser curado, Enche em mim tudo que necessita ser enchido, Unge em mim tudo que necessita ser ungido.” Para onde olhar para que a visão não morra totalmente?
  3. Ressurreição da visão. Deus nos surpreende com uma nova expressão da visão que havia morrido ou quase morrido. Esse quadro é muito além do que poderíamos ter imaginado. Ex 3.12-4.17

A) Revela Seu Plano – 3.10
B) Afirmar sua Visão – 3.7-9
C) Desconstrói nossos medos – 3.12-22
D) E nos dá autoridade e recursos – 4.1-17 (Vara e Arão)

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” Efésios 3.20-21 NVI

1. Viva a visão. É fruto de ter a visão em nosso DNA, na nossa Equipe de guerreiros, na nossa igreja, gerando assim, um movimento espiritual que impactará o mundo. Êxodo 4.18-31 e Capítulos 5 a 40.

Como parte de caminhar na direção da visão para cumpri-la, foi preciso compartilhar antes, pois Moisés não poderia cumpri-la sozinho: Identifique no texto de Êxodo 4.18-31, com quem Moisés compartilhou? O que a vara significava? (Êxodo 4.17; 4.20b) O que Deus gerou no coração do Povo após saberem da visão? (Ex 4.31).

Tercio Evangelista