Avivamento: Humilhar-se

man kneeling down near shore

por David Kornfield

Percebo em 2 Cr 7.14 quatro componentes humanos: se humilhar, orar, buscar a face dele, se converter.

O ponto de partida é nos humilharmos. Os outros três componentes (orar, buscar a face dele, converter) apenas funcionam se realmente nos humilharmos. Eu vejo duas grandes expressões de me humilhar: quebrantamento e ser um servo/escravo dos outros. A primeira foca mais na minha vida interior; o segundo mais minha vida exterior.

O quebrantamento é sinônimo de santo descontentamento. Requer uma sensibilidade ao Espírito. Temos um tesouro (a vida de Jesus) em vasos de barro (2Co 4.7). O problema não são nossas fraquezas, mas nossas forças! Até que estejamos quebrantados nessas áreas, as pessoas verão apenas a nós e não o tesouro de Jesus escondido em nós.

Sem uma força externa avassaladora, não vamos nos quebrantar. Veja a história do filho pródigo. Ele entrou em crise. Bendita crise! Começou de novo. A maioria de nós já enfrenta crises, mas nos distanciamos, nos protegemos e buscamos soluções rápidas. Em vez disso, abrace a crise. Este é o caminho para o quebrantamento.

A segunda forma de se humilhar é tornar-se servo dos outros, até mesmo escravo (Mt 20.25-28). Se você ficar apenas com a primeira maneira descrita acima, encontrará um problema: você está se concentrando em si mesmo.

Uma segunda liberação do Espírito ocorre quando eu aceito ser um servo para os outros. Mais especificamente para ser ezer para eles. Ezer é a palavra hebraica para auxiliar idônea em Gn 2.18. Quem captou a visão de ezer se alegra em se rebaixar para elevar os outros. Entenda que no reino de Deus, governar/liderar é elevar. A autoridade de alguém é revelada em sua capacidade de elevar os outros (Mt 20.25-28; Fp 2.1-9). Um servo ezer discerne os propósitos e sonhos de Deus para a outra pessoa e se entrega para ver essa pessoa vivenciar isso. Oh glória!

Responda às três grandes perguntas de todo discípulo:

1. O que Deus está me dizendo?
  2. O que farei com o que ouvi (próximos passos)?
  3. Com quem vou compartilhar isso (se tornar contagioso)?

David Kornfield foi missionário da Sepal Brasil de 1990 a 2010, é fundador do MAPI, REVER, DFD e IIFD no Brasil, catalisa a Década de Fazer Discípulos em oito países e lidera o Discipulado e Pastoreio de Pastores (DPP) em 10 países da América Latina, trabalhando com a WEA (Aliança Evangélica Mundial). Vive em Pittsburgh, PA, EUA com sua esposa Débora.