Sabendo quando dizer não

Módulo Vida Simples – Estudo 1.4.7

por Ilaene Schüler

(Mc 1.35-39)

“Todos estão à sua procura… Vamos a outros povoados…” Uau, Jesus vai na contramão da informação que os discípulos lhe trazem.

Ficar em Cafarnaum poderia significar responder a necessidade das pessoas, o que é uma razão muito nobre, mas estagnar em direção ao propósito integral do seu ministério. Jesus poderia fazer de Cafarnaum um centro religioso. Tanto é que quando Jesus volta um pouco depois, a cidade inteira estava na porta de Pedro.

O ativismo pode nos dar um status de que estamos fazendo muito.  Mas, no Reino de Deus precisamos ir além da quantidade, precisamos ter a convicção divina de que estamos nos juntando a Deus no que Ele está fazendo. Assim vamos ter frutos que permanecem.

Por isso, nesta manhã sobre a qual Marcos nos fala no capítulo 1, Jesus responde de forma tão estranha para muitos dizendo que Ele e seus discípulos devem ir adiante para outros povoados, pois para isso foi que veio.

Nesta manhã, no meio da voz das pessoas com necessidades e da voz de seus discípulos, Jesus tinha clareza da voz do Pai. Uma voz acima de todas as outras, a voz do Pai lhe dá uma referência clara. Temos registrado  nos Evangelhos outra situação na qual Jesus ouve a voz do Pai e não dos discípulos, isto se dá quando Pedro não quer que Jesus suba Jerusalém e sofra.

Então, por ouvir ao Pai, Jesus pode dizer não para os discípulos e para as necessidades da multidão neste momento. E com isso, Jesus estava dizendo sim para o propósito para sua vida.  Ele expressa isso ao dizer: “… foi para isso que vim.” E em João Jesus diz que veio para as ovelhas perdidas de Israel e ,  por isso em João 17 Jesus afirma que consumou a obra que Deus lhe deu para fazer, pois a realizou junto com o Pai, não desconectado,

Se eu não souber dizer não, vou ter uma agenda cheia de atividades, mas que talvez não reflitam o propósito de Deus para minha vida. Então, ter um relacionamento de intimidade e ouvir a Deus é vital se quero dizer não para aquilo que não está alinhado com o propósito de Deus para mim.

Então, se quero fazer a escolha certa quanto a dizer e simplificar minha vida, preciso fazer a escolha certa começando com me encontrar primeiro com o Pai.

No processo de minha vida o dizer não está muito relacionado  em  estabelecer limites claros que me ajudam a prestar contas no meu microgrupo de discipulado:

1.  Limites de tempo para atividades ministeriais. Ter um tempo definido diariamente de trabalho, procurando encerrar as atividades ministeriais às 17:30 no máximo, uma vez que começo as atividades do dia muito cedo.
  2.  Protegendo meu dia com a família como tempo de comunhão e descanso.
  3.  Não começar novos compromissos que implicam em mais de duas atividades na sequência sem consultar meu marido e meu microgrupo de discipulado.
  4.  Ter clareza dos critérios de quem seriam pessoas estratégicas para eu investir na delas quando me procuram.