Se entregando à corrida, livre de pesos

 

Módulo Vida Simples – Estudo 1.4.4

por Marcelo Ramiro

Você já pensou em desistir? Quantas vezes em sua vida você foi tentado a parar? Eu me lembro de uma época muito desafiadora em minha vida, quando mudei de cidade para estudar teologia. Ia para a Faculdade de manhã. Nos períodos da tarde e da noite, trabalhava fora. Era uma rotina bem puxada e todo final de semana viajava 140 quilômetros para pastorear uma igreja onde servia como seminarista. Nem sei dizer quantas vezes eu pensei em desistir. Foi preciso muita perseverança para vencer esta etapa.

É assim também em nossa vida como discípulos e discípulas de Jesus. Somos chamados a correr com perseverança a corrida que nos foi proposta. Muitas adversidades tentarão nos fazer desistir. Não podemos permitir que o pecado ou qualquer peso nos atrapalhe e devemos manter sempre os olhos voltados para o alvo – que é o nosso Mestre Jesus. É sobre isso que vamos conversar no Discipulado na Vida de hoje.

Estamos no módulo chamado Dedicados à Vida Simples, da Bíblia de Estudo do Discipulado. Este é o estudo 1.4.4. com o título: Entregando-se à sua corrida: livre de pesos. O texto base da nossa reflexão está no livro de Hebreus, capítulo 12, versículos 1 e 2:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.

O texto começa com a palavra portanto, que é uma conclusão do que está no capítulo anterior, onde o autor de Hebreus fala sobre as lutas e vitórias dos heróis da fé do Antigo Testamento e a respeito de como esses campeões venceram essa maratona. Agora eles nos dão testemunho de perseverança e sacrifício. Nessa jornada espiritual, não existem atalhos e muitos são os obstáculos.

Neste texto, vemos três atitudes necessárias para avançarmos rumo à vitória.

A primeira delas é desembaraçar-se de todo peso e do pecado. Imagine um corredor em busca da vitória, mas com vários apetrechos pesados amarrados em seu corpo. O cansaço seria inevitável, impedindo-o de cruzar a linha de chegada. Assim como um atleta precisa estar vestido com roupas leves e não carregar nada pesado, nós também devemos fazer o mesmo.

O texto nos ensina a tarefa importante de descobrir quais são os pesos que impedem nosso progresso na vida cristã. Os pesos podem não ser necessariamente atos pecaminosos, mas comportamentos que nos detêm, como o mau uso do tempo, formas de diversão ou determinados relacionamentos. Precisamos tomar decisões sérias para nos livrar desses pesos.

O pecado também é um inimigo da nossa corrida. Deixa o processo difícil, pesado e até mesmo doloroso. O texto de Hebreus fala sobre abandonar o pecado que tão firmemente se apega a nós. Precisamos discernir as brechas, reconhecer os erros e destruir as fortalezas. Além de confessar a Deus para obtermos perdão, a Bíblia nos orienta em Tiago 5.16 a confessar para pessoas de confiança a fim de sermos curados. Procure um mentor, conselheiro ou discipulador que possa ajudar você. É extremamente importante ter pessoas cuidando e nutrindo o nosso coração para uma vida cristã saudável.

Pare um pouco agora e reflita: existe alguma prática pecaminosa atrapalhando a sua corrida? Procure ajuda e remova tudo que desagrada a Deus! Este comportamento é extremamente necessário para corrermos com liberdade e alegria a jornada que está diante de nós.

A corrida também exige de nós perseverança, como o texto de Hebreus ressalta. Significa a capacidade de continuar a suportar sob circunstâncias difíceis. Quantos de nós conhecemos pessoas que começaram bem a caminhada cristã, mas diante das adversidades não permaneceram no caminho. É necessário disciplina para mantermos o ritmo e não abandonarmos a corrida.

A perseverança é gerada em nós por meio da disciplina. Tantas vezes nossa carne têm a última palavra quanto a nossa atividade espiritual. Na verdade, no fundo, desejamos evitar o sacrifício. Mas, se vivemos segundo os desejos da carne, não avançaremos na vida espiritual. Para ter controle sobre a carne, o apóstolo Paulo chega a dizer em 1 Coríntios 9:27 que “esmurra o próximo corpo”. A palavra esmurro vem do termo grego que também significa: tratá-lo rudemente, discipliná-lo. Precisamos desta mesma atitude, disciplinando nossa carne, se quisermos fazer a vontade de Deus e perseverarmos sempre nesta jornada.

Como tem sido sua vida em relação às disciplinas espirituais? Toda vitória vem pela conquista de uma luta. Não existe vitória sem luta. É preciso “suar a camisa” se quisermos determinadas conquistas. Assim ocorre em todas as áreas de nossa vida, em especial em nossa caminhada cristã. Se esforce! Seja um discípulo disciplinado.

Muitos cristãos não oram, não jejuam, não evangelizam e não leem a Bíblia como deveriam, dizendo não “gostar” dessas coisas. A grande questão é que todo aquele que professa ter Cristo precisa desenvolver as práticas espirituais com disciplina. Assim como um atleta precisa treinar e tantas vezes forçar o corpo para fazer o que não sente prazer, nós também precisamos disciplinar nossa carne para desenvolver nossa vida espiritual.

Em terceiro lugar, assim como um corredor, precisamos manter sempre os olhos voltados para o alvo. Nosso alvo é Jesus que vivenciou nossas experiências humanas e suportou com perseverança até o fim, se entregando à morte na cruz e agora, como diz o texto de Hebreus, está sentado à direita do trono de Deus. Somos encorajados pelo exemplo de Jesus a manter-nos firmes na jornada pois cremos no galardão ao final da corrida – a vida eterna.

Todo esforço empenhado tem a sua recompensa. A alegria de um atleta em poder segurar a medalha supera todo desgaste sofrido em seu treinamento, assim, toda renúncia é como nada comparado ao prêmio que temos em Cristo. O ministério de Jesus é um chamado a perseverança e nos ajuda a manter o foco durante a caminhada.

Vida Simples

Essas três atitudes citadas nos primeiros versículos de Hebreus 12 – tirar todo o peso e pecado, correr com perseverança e sempre olhar para o alvo, estão intimamente relacionadas com a vida simples. Uma vida complicada e cheia de distrações tira a energia que precisa estar direcionada na jornada da fé, além de embaçar o nosso foco nos levando para corridas que não nos pertencem. Somos chamados para um estilo de vida que nos permita correr sem pesos e que nos leve a desfrutar do Reino de Deus com alegria.

Agora é um ótimo momento para você avaliar sua vida e sua jornada. Compartilhe em seu grupo de discipulado ou com pessoas que o acompanham na vida cristã, como você está em cada uma das três atitudes o que autor de Hebreus destaca. O que você vai fazer a partir do que Deus falou por meio deste vídeo?

Fique firme em sua corrida! Que possamos orar como o apóstolo Paulo no capítulo 3 de Filipenses: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Deus o abençoe!

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil