Como uma Tamargueira (Parte 1)  

Abraão plantou uma tamargueira em Berseba. Sim, o bom e velho Abraão. Ele é muitas vezes conhecido como um Construtor de Altar. Mas ele também é um plantador de árvores!

Espere. Qual é a importância de plantar árvores?

Há um pequeno versículo que gostaria de compartilhar com você que tem profundas implicações para os movimentos de Deus:

Gênesis 21:33 – “Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno”.

Para Abraão, plantar aquela tamargueira solitária  se tornou  um símbolo profético de esperança futura e de sua reivindicação de fé à terra prometida de Deus.

No contexto, Abraão cavou um poço e depois encontrou problemas com os direitos de propriedade sobre ele. O servo do rei Abimeleque, na terra dos filisteus, reivindicou que era deles.

Felizmente, o rei Abimeleque reconheceu o favor de Deus sobre Abraão e disse a ele: “Sei que você ficará forte, pois Deus está com você. Portanto, prometa-me que você me tratará com bondade, assim como eu tratei com você; e você não faria mal aos meus descendentes.”  E Abraão diz: “Claro, mas aqui está o problema. Seus súditos disputavam um poço que eu cavei.”  Em resposta, o rei disse sumariamente a Abraão: “Não se preocupe. Você cavou, é seu.”

Em gratidão a Deus, Abraão plantou uma tamargueira.  Pois Deus havia dado a Abraão a promessa de uma terra. Uma Terra Prometida. E Abraão fez uma reivindicação de fé sobre a promessa de Deus ao plantar aquela árvore.

Agora, por que uma tamargueira? Por que não um mamoeiro ou um coqueiro? E se estes não estão disponíveis, por que não qualquer outra árvore que Israel tem?

Bem, a tamargueira é especial. Existem 14 espécies de tamargueiras. A tamargueira pode crescer até 8 metros de altura e cada planta pode produzir até 500.000 sementes anualmente. É, portanto, um símbolo digno. Expressa profundamente a bendita esperança de multiplicação, abundância e da aliança de Deus com o pai Abraão.

Isso tem uma enorme implicação para os movimentos de Deus. Pois em um movimento de Deus, temos que ver, acreditar e ancorar em uma esperança futura – que de fato Deus irá MULTIPLICAR! E com ela, a confiança de que nosso trabalho em Cristo NÃO É VÃO (1 Coríntios 15:58).

Agora aplique isso à nossa vida pessoal. Jesus disse:

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15:5)

Somos chamados a uma vida abundante e frutífera!

Mas, devemos ser fiéis. Pois se alguém for verdadeiramente fiel, será verdadeiramente frutífero.

Claro, alguém pode ser (aparentemente) frutífero, sem ser (verdadeiramente) fiel. Mas há um dia de ajuste de contas (aqui ou na vida após a morte), que mostraria as coisas como elas realmente são!

Sejamos, então, fiéis e frutíferos. Como a velha tamargueira!

Agora, há outro aspecto importante no fato de Abraão plantar uma tamargueira. Mais sobre isso no próximo post!

Tenha uma abençoada peregrinação pela frente.

Edmundo Chan

 

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil