Experimentando uma vida cheia do Espírito Santo

 

Módulo Crescendo em seu relacionamento com Deus – Estudo 2.2.7

por Hilquias Benício

Eu separei o meu tempo com o Senhor. Em espírito de oração fiz a leitura e respondi os exercícios e como foi maravilhoso! Esses tempos particulares com o Senhor e as tarefas prévias são muito importantes no processo para nos ajudar em nosso crescimento na caminhada de discipulado e para potencializar o compartilhamento no grupo de discipulado gerando sinergia para transformação e para o progresso de todos.

Quero compartilhar com você o que aprendi com o Senhor em sua Palavra. Eu aprendi que há uma oposição entre o Espírito e a carne. O Espírito nos guia para as coisas de Deus, enquanto a carne nos inclina para as coisas do mundo. E, claro, o discípulo de Jesus deve viver no Espírito, ser guiado pelo Espírito e andar no Espírito.

Deus nos ordena em sua Palavra: “vivam no Espírito” e o bônus dessa vida no Espírito é que jamais satisfaremos os desejos da carne. Imagina uma vida que não satisfaz os desejos da carne!!! Todo discípulo quer essa vida. E essa é uma característica de uma vida cheia do Espírito. Em nossa vida ou nos deleitamos na vontade de Deus ou satisfaremos a vontade da carne. Quem vive na plenitude do Espírito acha prazer em cumprir a vontade de Deus. Pois, “os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”

Outra característica importante de quem vive e é guiado pelo Espírito Santo é o fruto do Espírito, o qual contrasta radicalmente com as obras da carne. Isso demonstra e ilustra de forma enfática a luta entre o Espírito e a carne.

Eu vejo as nove características do fruto do Espírito como sendo distintivas na vida de quem é vive na plenitude do Espírito. Quando estamos cheios do Espírito Santo nosso relacionamento com Deus cresce e todos os demais relacionamentos também são positivamente impactados. Isso pode ser claramente visto no Fruto do Espírito.

Amor, alegria e paz marcam principalmente a nossa relação com Deus.
Longanimidade, benignidade e bondade, a nossa relação com o próximo.
Fidelidade, mansidão e domínio próprio, a nossa relação consigo mesmo.

A vida plena do Espírito Santo leva a um relacionamento mais profundo com Deus e a transformação de nossos outros relacionamentos. E como ser cheio do Espírito Santo? Primeiramente, somos ordenados a não nos embriagar com o vinho. E podemos estender essa ordem para qualquer outro vício que nos distrai e rouba a nossa sobriedade: como as redes sociais, a TV, o esporte, games, foco no sucesso, fama ou dinheiro ou outra coisa que te domina e te embriaga.

Em segundo lugar, precisamos atender também a ordem positiva: “deixem-se encher do Espírito”. A vida na plenitude do Espírito Santo não deve ser episódica, eventual. Não, de modo algum. Ef 5.18 deixa claro que Deus quer que a plenitude do Espírito Santo seja um fluir contínuo. Que vida maravilhosa! Essa é a vida abundante que Jesus tem para os seus discípulos!

Enquanto a embriaguez alcoólica zomba do homem, bestializando-o e levando a baixar a guarda, anulando os limites que acaba resultando, muitas vezes, em comportamentos desenfreados. De forma contrária, ser cheio do Espírito faz o homem mais parecido com Jesus, e ao refletir a imagem de Jesus se torna mais humano, sóbrio e vigilante, com atitudes e comportamentos que refletem a natureza de santidade própria da nova criação em Jesus Cristo.

Em Ef 5.19,20, eu vejo que Paulo está nos mostrando um caminho para sermos cheios do Espírito. Como se ele dissesse pratiquem isso e assim: “deixem-se encher do Espírito”:

  1. o falar das coisas espirituais entre os irmãos;
  2. cantar e louvar com o coração ao Senhor;
  3. expressar sempre gratidão ao Senhor com o coração; e,
  4. sujeitar-se uns aos outros no temor do Senhor Jesus.

Afinal, no texto de Gálatas, aprendemos que a vida plena do Espírito é uma realidade operada pelo Espírito, mas que também exige ação minha como discípulo. Lemos em Gálatas sobre ser guiado pelo Espírito e andar no Espírito. Ser guiado pelo Espírito fala do papel ativo do Espírito Santo liderando e guiando a nossa vida, enquanto andar no Espírito fala de nosso papel ativo. O Espírito guia e nós andamos. Ou seja, há uma parte que cabe a cada um de nós para que a nossa relação e experiência com o Espírito Santo cresça.

E por fim, qual o maior segredo para a santidade? O maior segredo para a santidade é ser cheio daquele cujo natureza e nome são santos. Sim, é viver na plenitude do Espírito Santo! Diante do que aprendi do Senhor, eu tomei dois compromissos para andar no Espírito e me deixar ser cheio do Espírito.

Quero de forma mais recorrente incluir em minhas conversas salmos, hinos e cânticos, ou seja, tocar os diálogos com a beleza da dimensão emotiva e espiritual. Manifestar a gratidão com o coração ao Senhor verbalizando mais minha gratidão às pessoas que estão ao meu redor. E você? Qual compromisso irá assumir?

Hilquias Benício

Discipulado na Vida – 09/03/2023
Curso: Relacionamentos
Módulo 2.2: Crescendo em seu relacionamento com Deus
Estudo 2.2.7: Experimentando uma vida cheia do Espírito Santo

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil