O Milagre de Dunquerque

Deus responde orações! Mesmo nos dias mais sombrios e nas piores circunstâncias.

Existem muitos relatos sobre o milagre de Dunquerque. Aqui está uma versão adaptada sucinta de como Deus responde à oração em Dunquerque.

Na Batalha de Dunquerque, Winston Churchill, então primeiro-ministro britânico, foi acordado por um telefonema de seu homólogo francês, dizendo que seu país havia caído nas mãos dos alemães.

Com a queda da Bélgica, da Holanda e agora da França, a Alemanha prendeu cerca de 330.000 soldados aliados ao longo da costa de Dunquerque. Era uma zona de matança massiva.

O escritório da guerra informou que apenas 20.000 a 30.000, apenas 10% das tropas, de forma realista poderiam ser resgatados.

Churchill falou com o rei George VI, que convocou um Dia Nacional de Oração em 26 de maio de 1940.

O povo respondeu com entusiasmo. Há fotos de longas filas de pessoas esperando para entrar nos centros de oração para orar!

E eles não estavam apenas orando pela libertação das tropas, ou pela vitória na guerra, mas como uma humilde Igreja reunida para se arrepender diante de Deus!

E na sequência de orações fervorosas e unidas, três milagres aconteceram!

Primeiro, Hitler deteve surpreendentemente 1.800 tanques, a apenas 16 quilômetros de Dunquerque, sem motivo aparente. Se os tanques tivessem avançado, as tropas aliadas teriam sido dizimadas e a vitória teria pertencido à Alemanha.  Churchill escreveu em suas memórias que Hitler ordenou isso porque queria depender da superioridade aérea do país.

Mas aqui está o segundo milagre: A estratégia de atacar os aviões de guerra saiu pela culatra, pois o mau tempo na Flandres manteve os 300 aviões alemães no chão.

O terceiro milagre para a libertação das tropas aliadas foi que houve uma calma rara e sem precedentes no Canal da Mancha que facilitou a evacuação das tropas aliadas.

A história então registra o esforço inspirador de cerca de 800 embarcações, grandes e pequenas, que participaram de uma das maiores operações de resgate de todos os tempos. Mais de 300.000 foram levados para casa em segurança.

Churchill e seus conselheiros esperavam que fosse possível resgatar apenas 20.000 a 30.000 homens. Mas, ao todo, 338.000 soldados foram resgatados das garras da morte em Dunquerque!

Tudo através do poder da  oração sinérgica!

Que possamos redescobrir aquele santo desespero, aquela oração unida, e sermos convocados a ver Deus trabalhando em resposta aos clamores de Seu povo!

Pois aqui está o que aprendi há muito tempo – “quando trabalhamos, trabalhamos. Mas quando oramos, Deus trabalha!”

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD