Como então viveremos?

Em Colossenses 3:22-25, encontramos três dimensões da vida bíblica:

1. VIVAMOS DE DENTRO PARA FORA (v.22)

“Escravos, em tudo obedeçam a seus senhores na terra, não com serviço exterior, como para agradar a homens, mas com sinceridade de coração, temendo o Senhor.”

Este é um chamado radical para viver de dentro para fora.

Em Colossenses 3, aprendemos que a verdadeira espiritualidade é evidenciada por nossos relacionamentos e Paulo lida com as três esferas do relacionamento: marido-esposa, pais-filhos e escravo-mestre.

Mas, observe a premissa bíblica com a orientação de dentro para fora! Por exemplo, em Colossenses 3:12, Paulo diz:

“Portanto, revesti-vos, como escolhidos de Deus, de corações santos e amados, compassivos, de bondade, humildade, mansidão e paciência”.

Comece com o interior.

Encontramos essa ênfase de dentro para fora novamente no v.22 – Não com “serviço externo” – e não como “agradar aos homens” – mas sim, com “sinceridade de coração, temendo o Senhor”.

É tudo do alinhamento de-dentro-para-fora. E está enraizado em “temer o Senhor” (o princípio da sabedoria!).

2. VIVAMOS DE CABEÇA PARA BAIXO (v.23-24)

Nos próximos versículos, Paulo define como é temer ao Senhor na prática.

Tem tudo a ver com ter o FOCO certo na vida. É viver com uma orientação de CABEÇA para o Céu e PARA BAIXO na terra!

É contracultural! Portanto, não é apenas O QUE você faz – mas COMO e POR QUÊ você faz!

O COMO – v.23: “Faça o que fizer, faça o seu trabalho de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

O PORQUÊ – v.24: “Sabendo que do Senhor recebereis o galardão da herança. É o Senhor Cristo a quem você serve”.

Esse foco em Deus é apresentado no início de Colossenses 3:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pense nas coisas do alto, não nas coisas da terra” (v.1-2).

Olho para cima!

3. VAMOS VIVER COM O LADO CERTO PARA CIMA (v.25)

Aqui, Paulo aborda uma questão prática:

“E se vivermos de dentro para fora e calibrarmos nossa bússola de cabeça para baixo, mas pessoas sem escrúpulos (ou chefes, neste contexto) se aproveitarem de nossa boa vontade e bom trabalho?”

O versículo 25 dá a resposta resumida – Deus julgará:

“Pois quem faz o mal receberá as consequências do mal que fez, e isso sem parcialidade”.

Portanto, deixe o julgamento com Deus – e continue fazendo o que é bom e certo!

Viva de dentro para fora, de cabeça para baixo e de cabeça para cima!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD.