Cinco meta-desafios enfrentados pela Igreja Global

Na tela mais ampla da liderança, vejo cinco meta-desafios enfrentados pela igreja global. Eles alteram o cenário da liderança da igreja e exigem uma resposta inspirada.

O primeiro desafio é o desafio da CULTURA.

Minha preocupação não é tanto a cultura em si, mas a conformidade com a cultura. O mundanismo é difundido na igreja global. A visão de mundo secular e os valores fundamentais resultam em materialismo humanista, compromisso bíblico e consumismo espiritual.

Se nossa lente cultural não estiver de acordo com as Sagradas Escrituras, e desenvolvermos cegueira cultural, estaremos de fato em sérios problemas.

O segundo desafio é o desafio da PRÓXIMA GERAÇÃO.

Em um alerta alarmante, Ken Ham destaca em seu livro “Already Gone” que se você olhar ao redor da igreja na América hoje, dois terços dos jovens que estão na igreja já a deixaram em seus corações; e logo eles terão ido embora para sempre.

Por muito tempo, o fundamento espiritual de nossos jovens foi negligenciado. E agora estamos testemunhando a desconstrução de sua fé. Um desenraizamento bíblico que atrofia sua fé e um vazio de alma que a amortece. Sem discipular a próxima geração, poderíamos vencer a batalha hoje, mas perderíamos a guerra amanhã.

O terceiro desafio é o desafio da SUCESSÃO DA LIDERANÇA.

John C. Maxwell disse: “O valor duradouro de um líder é medido pela sucessão”.

Mas, as transições são complexas e difíceis. O que é extremamente necessário não é apenas o desenvolvimento da liderança, mas a formação do líder com foco no desenvolvimento do líder de dentro para fora. Embora seja importante ter líderes fortes e visionários, o que realmente precisamos em nossa geração é de líderes saudáveis.

O quarto desafio que enfrentamos é o IMPACTO SOCIAL.

As narrativas culturais em muitas partes do mundo pós-moderno retratam a igreja como irrelevante.

A igreja não consegue reunir uma voz coerente e unida na praça pública; para oferecer respostas coerentes às questões vazias do mundo, e apontá-las fielmente para a realidade última, verdade última e significado último enraizados no Evangelho de Cristo.

E o quinto desafio  são os  TSUNAMIS GLOBAIS .

Uma tempestade perfeita está chegando e a igreja não está preparada para ela. Ocupados com nossas vidas e atividades da igreja, ignoramos questões maiores como pobreza, injustiça, colapsos financeiros e perda de empregos, bem como guerras, desastres naturais e uma pandemia que, juntos, revelam grandes necessidades humanas.

Não devemos viver em um casulo sociológico, confortáveis ​​em nosso gueto cristão. Não podemos ignorar as realidades globais que nos atingem em um mundo frágil.

Meu ponto é que vivemos em um mundo muito desestabilizado, com necessidades muito reais, e não podemos ser como o proverbial avestruz com a cabeça na areia.

Qual é então a resposta? Qual é a resposta?

A resposta fundamental para a situação do mundo e seu enigma é simples e verdadeira; sem ser simplista e banal.

A resposta é JESUS.

Na minha própria peregrinação espiritual, quando finalmente cheguei a esta resposta de uma palavra, JESUS, eu me curvei e adorei.

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan

Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD