Vivenciando encontros divinos

 

Módulo Eliseu como discípulo e discipulador – Estudo 6.4.4

por Ilaene Schüler

(2Rs 4.38-44; Lc 5.1-11)

“Não te deixarei nem te desampararei… Não te deixarei nem te desampararei quanto a suas necessidades de sustento financeiro. Não te deixarei nem te desampararei quanto a suas necessidades sabedoria, organização de tempo em relação ao ministério. Não te deixarei nem desampararei em Manaus, onde você mora. Enquanto você estiver morando lá, eu vou te amparar, quando sair de lá eu vou te amparar também.”

Uau, eu já li inúmeras vezes esta Palavra, mas nesta semana Deus tem falado comigo muito a partir dela. De uma maneira diferente que as demais.  Este foi para mim um encontro divino, recebi de Deus uma nova perspectiva e uma paz sobrenatural tomou conta de mim.

Na formação dos discípulos, tanto Eliseu como Jesus, não aparecem diante dos discípulos somente com sua autoridade, mas com manifestação do poder de Deus. Eles têm encontros divinos com seus discípulos marcados por poder e manifestação de Deus. A autoridade espiritual é gerada e validada por um caráter transformado, para então o poder de Deus se manifestar e revelar a Deus.

Encontros divinos são encontros pessoais em que a vida de alguém é marcada quando esse indivíduo recebe sabedoria, direção ou poder de Deus com a ajuda de outra pessoa.

Em Lc 5.8, Jesus agiu com poder sobrenatural, mas foi além da pesca de peixes, pescou os discípulos. Pedro se percebe pecador diante da revelação de Jesus e de seu poder. David Kornfield compartilhou em nosso encontro de microgrupo sobre este texto que “O título na minha Bíblia é “A pesca maravilhosa. Os primeiros discípulos”. Deus me tocou que houve duas pescas nesta passagem: um de peixes e o outro dos pescadores – que Jesus transformou em discípulos a partir daqui. Pedro e seus companheiros começam a passagem com identidade de pescadores; terminam a passagem com identidade de discípulos! Houve duas pescas. Uma externa e física – os peixes. A outra interna e espiritual – os pescadores transformados em discípulos. Uau! A segunda pesca deixou a primeira muito para trás em sua glória, profundidade e resultados eternos.”

Jesus chama os discípulos para estar com Ele, de quem transborda vida e amor. O encontro divino é iniciativa de Jesus.

Parece que o processo de seleção que Jesus fez ao escolher seus discípulos começou com encontros divinos.

Para termos experiência de encontros divinos precisamos ganhar a cultura de ouvir a Deus, primeiro no  nosso tempo individual com Ele e  em outros espaços onde estamos.

Os encontros divinos podem acontecer comigo e Jesus em meu devocional diário, quando ouço sua voz e recebo uma nova revelação ou entendimento da Palavra ou algo que Ele mesmo compartilha comigo. Em nosso tempo devocional é preciso aprender a nos encontrar com Jesus e ouvir a Ele quando lemos a Palavra. Ler a Palavra e orar, para recebermos a perspectiva Dele antes de servir aos outros. 

Os encontros divinos podem acontecer durante a mensagem do culto, congressos ou outros encontros, por isso é importante ter um material de anotação sempre junto consigo, para poder registrar.

Os encontros divinos podem acontecer em nosso microgrupo de discipulado. Primeiro no tempo individual de preparo, onde Deus vai ministrando em minha vida ao ler e responder às perguntas dos estudos. Depois em meu tempo com meus irmãos ouvindo o que Eles receberam de Deus.  E quando alguém traz uma situação podemos nos silenciar e ouvir a Deus a favor dela e então, ministrar em oração em sua vida compartilhando o que estamos ouvindo de Deus. Este pode ser um momento restaurador no qual ela recebe novo encorajamento, perspectiva ou poder de Deus para sua vida. Podemos assim ajudar a outra pessoa a ouvir o coração de Deus para com ela.

Precisamos estar atentos, não sabemos quando Deus quer nos trazer algo novo, seja junto com outra pessoa ou sozinhos.

Minha oração por mim e por você:

Pai, sem ouvir tua voz não sobrevivo, em Ti eu vivo, existo e me movo. Não sei quando o vento vai soprar, mas por graça e misericórdia me dê mais de Ti nestes dias de maneira especial. Faz de novo Senhor, faz mais uma vez.

Discipulado na Vida – 06/10/2022
Curso: Personagens Bíblicos
Módulo 6.4: Eliseu como discipulado e discipulador
Estudo 6.4.4: Vivenciando encontros divinos

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil