Os primeiros princípios do cristianismo

A teologia é vital para a espiritualidade.

A pesquisa “Estado da Teologia” de 2022 foi divulgada pelos Ministérios Ligonier e pela Lifeway Research no início desta semana. As conclusões da pesquisa atual (realizada uma vez a cada dois anos desde 2014) são um alerta. Relatórios do Cristianismo Hoje:

“No geral, os adultos nos EUA estão se afastando dos entendimentos ortodoxos de Deus e sua Palavra ano após ano.”

“Mais da metade do país (53%) agora acredita que as Escrituras não são literalmente verdadeiras, acima dos 41% quando a pesquisa bianual começou em 2014.”

“Na pesquisa de 2022, cerca de um quarto dos evangélicos (26%) disse que a Bíblia não é literalmente verdadeira, acima dos 15% em 2020. Eles também se tornaram mais propensos a considerar a crença religiosa ‘uma questão de opinião pessoal’ e ‘não sobre verdade objetiva’; 38% disseram isso em 2022, em comparação com 23% em 2020.”

É triste. Você acreditaria? Mais da metade (56%) dos entrevistados evangélicos não acredita que Jesus é o único caminho para Deus!

Eles afirmaram erroneamente que ‘Deus aceita a adoração de todas as religiões, incluindo cristianismo, judaísmo e islamismo’, acima dos 42% em 2020.

Preste atenção. Quando as verdades fundamentais da Sola Scriptura (somente as Escrituras) e Solus Christus (somente Cristo) são comprometidas, todo o resto cai como um baralho de cartas!

De acordo com o relatório, as cinco crenças equivocadas mais comuns mantidas pelos evangélicos americanos na pesquisa de 2022 são:

1. Jesus não é o único caminho para Deus (56%)
  2. Jesus foi criado por Deus (73%)
  3. Jesus não é Deus (43%)
  4. O Espírito Santo não é um ser pessoal (60%)
  5. Os humanos não são pecadores por natureza (57%)

Não devemos perder de vista o propósito principal da teologia. Não é meramente para informar nossas mentes, mas para ancorar nossa fé, dirigir nossa adoração e transformar nossas vidas.

Como o teólogo J.I. Packer disse uma vez: “Se nossa teologia não anima a consciência e suaviza o coração, na verdade endurece as duas coisas”.

A teologia fundamental sólida é vital para a verdadeira espiritualidade. Guarde-o bem. Judas 3 diz: “Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.”

De fato, uma teologia sã é vital para a igreja hoje! É por isso que devemos retornar aos Primeiros Princípios do Cristianismo e lutar por ele. É uma base crucial.

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente.

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD.