A gratidão glorifica a Deus

O livro “Um milhão de agradecimentos” foi submetido à Biblioteca do Congresso. O livro inteiro consiste em uma palavra. É a palavra “Obrigado” – repetida um milhão de vezes!

Embora essa seja uma maneira conveniente de escrever um livro, o Dia de Ação de Graças em si não é uma questão de conveniência. Ela se origina de um profundo espírito de gratidão interior.

A gratidão glorifica a Deus.

Mas, essa gratidão que glorifica a Deus não vem naturalmente. Pois, não é apenas uma gratidão nos momentos bons, mas também nos momentos difíceis.

Durante uma viagem missionária de curto prazo em 1996, o pastor Jack Hinton da Carolina do Norte estava liderando o culto em uma colônia de leprosos em Tabango.

Com tempo para mais uma música, ele perguntou se alguém tinha um pedido. Uma mulher, que estava de costas para o púlpito, virou-se.”Foi o rosto mais hediondo que eu já vi”, disse o pastor Jack, “o nariz e as orelhas da mulher desapareceram completamente. A doença também destruiu seus lábios”. Foi uma visão lamentável.

Mas, aqui está o incrível. Esta leprosa cheia de alegria levantou uma mão sem dedos no ar e perguntou: “Podemos cantar ‘Conta as bênçãos, conta quantas são’?”

Imagine. Uma leprosa contando suas MUITAS bênçãos!!

Após o canto emocionalmente emocionante, um membro da equipe disse ao pastor Jack: “Acho que você nunca mais poderá cantar essa música”. “Sim, eu vou”, respondeu o pastor Jack, “mas eu nunca vou cantar da mesma maneira!”

A teologia da gratidão é simples. A gratidão glorifica a Deus!

A ingratidão, por outro lado, desonra a Deus. Tomamos Deus como garantido! E parece-me que o maior perigo espiritual não é odiar a Deus – mas, tendo a Deus como  garantido! Leva a um espírito de ingratidão culpável.

A ingratidão culpável é um grave perigo espiritual para a alma. É tão fácil esquecer de Deus e ser ingrato.

Qual é então o antídoto para este veneno da alma? É a gratidão transbordante do coração! É o poder da ação de graças!

Basta olhar para os ensinamentos das Escrituras:

Salmo 100.1-3

“Aclame ao Senhor todos os habitantes da terra!  Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.”

Hebreus 12.28

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,”

Filipenses 4:6-7

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Colossenses 3.15-16

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. … com gratidão a Deus em seus corações.”

Diante da múltipla exortação das Sagradas Escrituras, APRENDAMOS A SER GRATOS – em qualquer circunstância!

Pois, a Gratidão glorifica a Deus!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan

Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da
Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD.