Isso é uma coisa que faço

(Filipenses 3: 8-14)

Dawson Trotman, fundador da Navegadores, famosamente disse, “Não essas quarenta coisas em que me envolvo, mas nessa única sim.”

Warren Wiersbe observou que muitos cristãos estão muito envolvidos em “muitas coisas,”  quando o segredo do progresso é se concentrar em “uma coisa.”

“Uma coisa” essa frase é um princípio significativo nas escrituras. Por exemplo:

• Uma coisa eu pedi ao Senhor, e a procuro!” (Sl 27:4).
  • Uma coisa te falta,” disse Jesus pro jovem rico (Mc 10:21).
  • Uma coisa te é necessária,” Jesus disse pra inquieta Marta (Lucas 10:42).
  • Uma coisa eu sei!” gritou o homem cego que tinha recuperado a visão (João 9: 25).

O apóstolo Paulo declarou, “Uma coisa faço” (Fp. 3:13).

Para a reflexão de hoje, eu quero focar em uma declaração de Paulo. O apóstolo Paulo era um homem extraordinário com propósito – “Mas uma coisa eu faço”!

Então, qual é essa “Uma coisa” que Paulo se refere?

Filipenses 3: 13-14 “… Mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Note pelo menos três coisas aqui:

Observação 1. “Uma coisa” não se refere a se esquecendo o que ficou pra trás e avançando para as que estão diante de mim”. Essa não é a maneira pela qual Paulo faz “Uma coisa”!

Observação 2. “Uma coisa” é claramente afirmada como prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Observação 3. O “objetivo” e o “Prêmio” não são o mesmo! (v.4). O “objetivo” é concluir a carreira. Mas o “prêmio” é a recompensa por completar a carreira.

Aqui está uma coisa estranha.

Paulo procura completar o objetivo pelo prêmio – Mas ele não nos fala qual é o propósito!

Interessante. Enquanto o “prêmio” é explicitamente declarado (“O qual é soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”), ainda o “objetivo”, por outro lado, não é explicitamente declarado! Por quê?

Eu acredito que é porque Paulo já nos disse o que ele está realmente procurando!

Simplificando, a “única coisa”, para a qual Paulo prossegue, é o Objetivo de Três Dobras, isso já está expresso nas três declarações de objetivo “Para que” no contexto!

Note as três importantes declarações ‘Assim que’ no V. 8-11.

1. “… Assim que eu possa ganhar Cristo e ser achado nele…”(v.8-9)

Esse é o objetivo de uma paixão divina˜

Essa é uma mudança paradigma de uma vida religiosa de esforço próprio para uma vida redimida em Cristo.

Veja isso. Esquecendo das coisas que ficaram para trás” não significa apenas seus pecados e vergonha; mas mais significativamente, seus privilégios, realizações, e sucesso (e se gabar de seus direitos espirituais!) – e “qualquer que seja o ganho pra mim…”(v7), o que inclui cinco coisas distintas que ele deixou de lado –

• A superioridade de seu nascimento e circuncidado no oitavo dia
  • A superioridade de sua raça – em relação à lei, fariseu.
  • A superioridade da ortodoxia – Hebreu de Hebreu!
  • A superioridade do zelo – em relação ao zelo, perseguição a igreja, e
  • A superioridade da justiça pessoal – sobre a justiça que está na lei irrepreensível”.

Da religiosidade para a vida redimida em Cristo!

2. “…(Assim) que eu possa conhecer Ele…”(v10)

*Esse é o objetivo de uma vida piedosa!*

É uma mudança de paradigma da Vida Intensa para a Vida Íntima!

Paulo usa a palavra grega composta “épiginosko” para expressar seu profundo desejo de realmente conhecer a Cristo! É a busca de intimidade, não apenas atividade.

3. (ASSIM) PARA QUE eu alcance a ressurreição dentre os mortos.” (v.11)

Esse é o objetivo de um propósito divino!

É uma mudança de paradigma da tradição para a transformação!

A “ressurreição dos mortos” refere-se a uma mudança total! O apóstolo queria ser conforme Cristo. É uma verdadeira transformação espiritual que ele busca!

Em última análise, Paulo descreve a si mesmo como exercendo todos os esforços em direção ao alvo do prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, que inclui todos os propósitos que Deus tinha em mente ao nos salvar!

Sim, podemos também PRESSIONAR! Para ser encontrado em Cristo. Para conhecê-Lo. E ser transformado Nele! Esse é o objetivo!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos