Um coração desprendido e disposto

 

Módulo Eliseu como discípulo e discipulador – Estudo 6.4.1

por Ilaene Schüler

(1Rs 19.19-21; Fp 2.19-23)

Em 1998 eu vivi um dos maiores desafios quando para pastorear no norte do Mato Grosso tive que deixar os pais e o emprego seguro como professora no sul do Brasil. Num tempo sem internet e sem a facilidade de locomoção que temos hoje. Foi uma das escolhas que mais me exigiu entrega e desapego, mas que desencadeou um processo de crescimento em minha vida sem igual. 

Quando Elias lançou o seu manto sobre Eliseu (1Re19.19), ele o estava convidando para o seguir como seu discípulo. Para seguir a Elias, Eliseu deixa uma vida confortável. Eliseu provavelmente era um agricultor vindo de família próspera, já que possuía 12 parelhas ou 24 bois, que trabalhavam em conjunto com os equipamentos de arar. Quando ele foi encontrado por Elias, estava conduzindo a última parelha, possivelmente no final das atividades do dia. A despedida dos pais e da comunidade na qual está inserido não significa desfazer os laços familiares de amor e de respeito, mas desapegar de tradições ou ocupações diárias da família para investir mais tempo em sua missão. 

Elias chamou Eliseu para ser seu discípulo lançando sua capa sobre Eliseu. Luiz Sayão explica que não havia nenhum “ritual” anterior que ele estivesse repetindo. Aliás, o professor alerta para a necessidade de reconhecer que em cada tempo bíblico, havia um agir específico por parte dos profetas. Mas, existe uma ligação simbólica que pode ser considerada neste texto. Cobrir uma criança com um manto significava, entre os hebreus, que ela estava sendo adotada. Então, simbolicamente, Eliseu se tornou filho de Elias, no sentido profético, ou seja, um seguidor pleno. Segue um texto que confirma isso: 

“Eliseu gritou: Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio. Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão. (2 Reis 2.12-13)
O que significa dizer “lançou o seu manto sobre ele” (v. 19)?

A. Para Elias

  1. Obedecer a Deus. Elias obedeceu no monte diante dos profetas de Baal e obedeceu a Deus em relação a um sucessor.
  2. Sucessão intencional. Deus não pune Elias, tirando dele o ministério. Ao indicar um sucessor Deus está potencializando seu ministério, lhe dando um legado, uma pessoa para investir e a partir dele dar continuidade ao seu ministério.  
  3. Novo papel no ministério. Tendo um sucessor, Elias passa a ser o mentor de Eliseu, assumindo a sua paternidade espiritual e permitindo que o futuro profeta tivesse as suas experiências com Deus.   Nos dias atuais, faz-se necessário que Deus levante novos Elias para assumirem a paternidade espiritual desta geração. 

Sucessão é momento de desapego, e só é possível para  Elias porque ele  é submisso a Deus sendo modelo para Eliseu ser submisso a Deus. Geração seguinte submissa a geração anterior que é submissa a Deus.

Das três coisas que Deus tinha dito para Elias fazer, a única que Elias fez foi ungir Eliseu, as demais  ordens de Deus  foram seus   discípulos que fizeram. 

B. Para Eliseu:

  1. Convicção divina de Eliseu quanto ao chamado.Vá e volte, pois você já sabe o que fiz com você.”   Deus já havia trabalhado no coração de Eliseu, pois ele entende quando Elias lança a capa. Assim como Paulo e Barnabé  em Atos 13 ouviram de Deus: “Separai-me a Barnabé, para o chamado …”,  o chamado já estava dentro deles.
  2. Capa como chamada. Elias jogou a sua capa como sinal da chamada. Simbolicamente, Eliseu se tornou filho de Elias, no sentido profético, ou seja, um seguidor pleno. (2 Reis 2.12-13)
  3. Capa como unção. Eliseu, ao ser separado de Elias, rasgou a sua capa e passou a usar a capa de Elias, numa clara demonstração da perpetuidade profética de Elias na vida de Eliseu. Essa decisão facilitou o reconhecimento de Eliseu pela comunidade de profetas de Jericó, aliado ao fato de Eliseu ter dividido as águas do Jordão com essa mesma capa. Eles disseram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu” (2 Rs 2.15). Em seguida, prostraram-se em reconhecimento ao ofício profético de Eliseu — um começo bem promissor para ele.

 

Quero destacar algumas características de Eliseu como discípulo de Elias e Timóteo como discípulo de Paulo:

  1. Alinhamento de visão e coração: “Porque não tenho ninguém com esse mesmo sentimento…” “Então, se levantou, seguiu Elias, e o servia”
  2. Compromisso com sua chamada“… e que se preocupe tão sinceramente por vocês.” 
  3. Centrado em Cristo e a base da fé a partir do Evangelho de Jesus.  Todos os outros buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.”  “…pois serviu ao evangelho”.
    Deus se torna real para Eliseu porque é um Deus real para Elias. Elias possibilita que Eliseu tenha experiências com Deus junto com ele.
    1 Rs 21.17s.: Ele o vê confrontar a Acabe, quando este toma a vinha de Nabote.
    1 Rs 21.29: O juízo que Elias anuncia para Acabe é a palavra do Senhor. Com certeza, ao ouvir o profeta falar “Assim diz o Senhor” entendia que o ministério e a vida do profeta eram resultado de sua relação com Deus.
  4. Vida transformada e não somente um discurso teológico. “Quanto a Timóteo, vocês conhecem o seu caráter provado”. 
  5. Sabe trabalhar em equipe, em parceria. “… junto comigo”. Eliseu era fiel a Elias porque reconhecia nele a autoridade de Deus.
  6. Relação de amor, de discípulo e discipulador. “…como um filho trabalha ao lado do pai”.
    O impacto de Elias na vida de Eliseu acontece porque Eliseu tem um modelo a ser seguido, mas tem também um alto compromisso e convicção divina de ser discípulo e ser discipulador.
  7. Se deixa enviar, fazendo parte de um projeto maior do que ele mesmo. “Portanto, este é quem espero enviar”.  s.
  8. Sabe esperar a hora certa. “…tão logo eu saiba como vai ficar a minha situação.” Eliseu  recebe a chamada, mas aguarda a unção que recebe quando Elias sobe aos céus.

 Você  é  um(a) discípulo(a) com um coração   desprendido e disposto? 

Discipulado na Vida – 09/09/2022
Curso:
Personagens Bíblicos
Módulo 6.4: Eliseu como discipulado e discipulador
Estudo 6.4.1: Um coração desprendido e disposto

 

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil