A caminho de Emaús

(Lucas 24:13-32)

Lucas 24 é um dos meus capítulos favoritos da Bíblia. É um capítulo fascinante!

Dois discípulos, Cleopas e uma companheira sem nome (provavelmente a Sra. Cleopas), estavam caminhando de Jerusalém para uma vila chamada Emaús. Ao longo desta jornada de 11 quilômetros, Jesus ressuscitado se aproximou e caminhou com eles. Mas seus olhos foram impedidos de reconhecê-Lo.

“Então, sobre o que vocês estavam falando no caminho?”, Jesus perguntou. Os dois pararam de andar momentaneamente. Eles ficaram parados. E você poderia dizer que seus corações estavam tomados por uma profunda tristeza.

Cleopas respondeu suavemente: “Você é o único visitante de Jerusalém que não sabe das coisas que aconteceram lá nos últimos dias?” Na verdade, significa: “De que planeta você é? Certamente você deve saber, não é?

“Que coisas?” Jesus perguntou, continuando Sua pergunta – obviamente, não porque Ele não sabia a resposta, mas porque Ele queria saber a resposta deles!

E eles responderam: “A respeito de Jesus, um poderoso profeta de Deus, e como nossas autoridades religiosas o condenaram à morte e o crucificaram”.

Que triste. Mas, aqui está a maior decepção. Eles continuaram: “Você sabe, nós esperávamos que fosse ele o Messias, o que haveria de redimir Israel. Mas já se passaram três dias desde a crucificação.”

Mas, espere. Eles continuaram em um sussurro surpreso: “Algumas de nossas mulheres nos surpreenderam! Só não sabemos o que fazer com isso! Elas estavam no túmulo de manhã cedo e…” – eles se entreolharam incrédulos – “e não conseguiram encontrar o corpo dele! E acredite ou não, eles disseram que alguns anjos apareceram e disseram a eles que ELE RESSUSCITOU! Alguns de nós corremos direto para a tumba e, é verdade, ele se foi!”

Jesus, então, lhes disse com efeito: “Vocês não entendem? Vocês realmente não entenderam nada, não é? Isso é exatamente o que os Nevi’im, os profetas, disseram! Não era necessário que o Messias sofresse essas coisas e entrasse em Sua glória?”

Jesus andava na frente e os dois andavam ao lado do Mestre. Abrindo as Escrituras – a Torá (a Lei de Moisés), os Ketuvim (os Escritos de Sabedoria) e os Nevi’im (os Profetas) – Jesus interpretou-lhes as coisas concernentes a Si mesmo.

Os dois foram absorvidos pela profunda sabedoria desse estranho. Ele conhecia as Escrituras em profundidade, e isso se tornou vivo para eles!

Muito cedo, eles se aproximaram de Emaús. Jesus agiu como se estivesse indo mais longe, mas eles insistiram: “Por favor, fique conosco porque é tarde. E o dia está chegando ao fim.”

Jesus sorriu e assentiu com a cabeça.

Se eles soubessem quem Ele realmente é, o quanto Ele os ama e como Ele deseja inflamar sua fé com a Palavra de Deus!

À mesa do jantar, Jesus pegou o pão, abençoou-o e partiu-o. E quando Ele deu a eles, houve um silêncio abafado. Há algo tão familiar sobre isso!

De repente, seus olhos se abriram! Eles O reconheceram! É ele! É JESUS!!!

E Ele desapareceu da vista deles!

Espere um minuto. Por que Jesus não ficou para a sobremesa e o companheirismo? Quero dizer, eles tinham acabado de reconhecê-Lo! Havia MUITO o que falar! Eu não me importaria de ser uma mosca na parede só para ouvir.

Mas, no que diz respeito a Jesus, o trabalho está feito. Ele inflamou a fé deles e os alicerçou nas Sagradas Escrituras!

De fato, eles disseram uns aos outros: “Não ardia em nós o nosso coração enquanto ele nos falava no caminho, enquanto nos abria as Escrituras?”

Aqui está a coisa mais significativa que Jesus fez pelos dois discípulos no caminho de Emaús. Ele fundamentou a fé deles, não  em uma experiência, mas nas Sagradas Escrituras!  A palavra de Deus. É disso que trata a narrativa de Emaús! 

Que nossa peregrinação espiritual seja fundamentada na Palavra, e que nossos corações sejam “estranhamente aquecidos” por ela também! Tenha uma peregrinação abençoada pela frente.

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil