Critérios chaves na escolha de discípulos ou mentoreados

Jesus veio fazer de mim tudo o que Ele diz que devo ser. E assim, posso ser enviado por Ele para que outros experimentem esse agir da graça e sua vida. Mas, o processo começa em mim, pois, o nosso ministério flui de quem somos.  Deus unge pessoas e não estratégias. Em Mateus 10.1-16 vamos perceber algumas características que um discípulo precisaria ter para corresponder às instruções de Jesus.  Estas características são critérios chaves usados por Jesus na escolha de discípulos (Estudo 1.6.7 da Bíblia do Discipulado):

1. São chamados. “Tendo Jesus chamado os seus doze discípulos…”. Preciso ser de Jesus para ser enviada por Jesus. Ser de Jesus pressupõe um relacionamento com Ele a partir do qual tenho experimentado não só salvação, mas transformação para estar à altura da visão do chamado de Deus para minha vida.

2. Recebem autoridade. “… deu-lhes autoridade sobre espíritos imundos para os expulsar e para curar todo tipo de doenças e enfermidades.” Reconhecem que Jesus tem autoridade e por isso pode dar-lhes desta autoridade. A tarefa para a qual Jesus os estava enviando exigia mais do que habilidades humanas, por isso era necessário que a autoridade viesse de outra fonte que não fosse deles mesmos. Esses serviços tinham de ser prestados de graça, sem receber nada em troca, pois sua autoridade fora recebida da mesma maneira. Ex do guarda que para um caminhão grande

3. São enviados. “Jesus enviou esses doze…”. Após os doze serem mencionados por nome, são enviados. Há clareza de quem são e da relação com Jesus. Ser enviado para que outros experimentem o que eu experimento com Jesus, indo além do ensino cognitivo.

4. Ouvem instruções. “…dando-lhes as seguintes instruções”. Obedecer às instruções possibilitou que a autoridade que receberam de Jesus pudesse ser exercida e o resultado final com pessoas sendo abençoadas acontecesse.

5. Tinham mensagem definida. “Pelo caminho, preguem que está próximo o Reino dos Céus.”  Como Mateus 28 tem definido nossa mensagem¿

6. Caminham pela fé.  “Nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão; porque o trabalhador é digno do seu alimento.” Permitem-se ser sustentado por outras pessoas.

7. Fazem uma seleção contínua. “Se alguém não quiser recebê-los nem ouvir as palavras de vocês…”. Nem sempre vão ser bem recebidos. Jesus diz que quem é minha ovelha ouve minha voz.  Um dos critérios de seleção de Jesus na escolha de seus discípulos, ou seja, escolher em quem investir mais de sua vida na vida deles é quem ouve sua voz.

Dentre todas os critérios chaves que podemos perceber em Mateus 10, quero destacar três que, ao mesmo tempo que eu desejaria ver num discípulo no qual investiria, quero ter como característica em minha vida:

1. Disciplina de ouvir Deus. Como expressão de uma profunda dependência de Deus.  Ser de Jesus, para ser enviado por Jesus.
  2. Ensinável. Aberto a mudanças, deixando a graça de Deus transformar sua vida. Sente um chamado e tem convicção divina para caminhar comigo, por isso ouve minha voz.
  3. Multiplicador. Intencionalmente procura investir em quem vai multiplicar.  Não só discipula outros, mas lidera elevando outros para serem multiplicadores.

No processo de seleção de discípulos é preciso discernimento e não nos impressionarmos com a “ponta do iceberg”, porque o que derruba o navio é a parte do iceberg que está oculta.

Por isso, selecionar em quem investir a nossa vida é um processo e precisa ser resultado de ouvir a  voz do Bom do Pastor e poder orar como Jesus em João 17 por “ aqueles  que me deste”.

Discipulado na Vida – 26/08/2022
Curso: Discipulado