Seleção 5: Altas exigências

Ilaene Schuler

Lc 9.23-26 (Módulo 1.6.6)

Quem foi a pessoa que levou  você a crescer mais? A pessoa que mais me encorajou e exigiu que eu crescesse foi David Kornfield como meu mentor e discipulador. Seja na preparação de material para palestras e capacitações, no meu preparo prévio para nossos encontros de mentoria ou respondendo a relatórios estatísticos que ele gosta muito.

David Kornfield e Edmund Chan me trouxeram outro tipo de exigência. Uma exigência que existe simplesmente porque em sua vida eles vivem: crescer na dependência de Jesus.

Altas exigências é um dos critérios que Jesus usou no processo de seleção de seus discípulos. Jesus afirma que se qualquer um “quer vir após mim negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23).

Discipulado é um processo de seguir a Jesus, morrendo para si mesmo. Negar a si mesmo é uma desconstrução e tomar a sua cruz é uma reconstrução.  Seguir a Jesus é um convite constante para reconstrução contínua, ou seja, um convite para constantemente subir de categoria (Jr 12.5).  Conforme o nível de influência que Deus quer que tenhamos no Seu reino Ele nos convida a crescer para estar à altura desta influência, porque nosso ministério flui de quem somos.

Esta reconstrução contínua é resultado de rendição. A rendição é a característica definidora do discipulado.  Deus nos chama para uma entrega absoluta. Mas, isso é difícil. Então, muitos oferecem a Deus uma decisão pela metade, sem uma entrega total. Uma espécie de compromisso sem rendição.

Há uma grande diferença entre a vida rendida e entregue a Deus e a vida comprometida.

Uma pessoa pode estar externamente comprometida com a obra de Cristo, mas pode não ter, internamente, se consagrado e submetido à vontade de Cristo.  Fica muito evidente na vida de uma pessoa quando ela está rendida a Jesus e experimenta uma intimidade com Deus que a leva a crescer intencionalmente.

Trevor em seu movimento de discipulado na Indonésia em seu processo de seleção para discernir em quem investir mais  usa a expressão “procurar quem está frutificando mais”. E Henry cloud em seu livro Coloque um ponto final nos recomenda:

“Alguns galhos são fracos ou doentes e parece que nunca vão prosperar.  Durante certo período, o jardineiro pode monitorá-los, nutri-los, fertilizá-los ou tentar outras alternativas para torná-los saudáveis. Mas, em algum momento ele nota que mais água, mais fertilizante ou mais cuidados não vão ajudar em nada. Seja lá por que razão, eles não conseguirão se recuperar, desenvolvendo-se para criar o quadro final de beleza que o cultivador quer para a roseira e o jardim. Esses são os próximos a ser descartados: fins necessários do tipo 2.”

No processo de seleção manter altas exigências significa que as pessoas que caminham comigo em discipulado estão crescendo intencionalmente e subindo de categoria.

Mas, as pessoas vão manter um alto compromisso com seu processo de crescimento se em minha vida este compromisso for visível. Como o meu processo de crescer intencionalmente e “subir de categoria” está levando outras pessoas a crescer e subir de categoria?

Sucessão tem a ver com levar pessoas a subir de categoria para estar à altura do nível de influência no reino que Deus  quer lhe dar.  Então, se eu não selecionar bem as pessoas para caminhar comigo não terei pessoas que correspondam ao nível de compromisso esperado para fazer um processo de sucessão.

Jesus afirma que o Filho não pode fazer nada que não vê o Pai fazer (Jo 5.19), declarando publicamente sua submissão ao Pai. Jesus era e vivia o que pedia que seus discípulos se tornassem ou vivessem.

O meu compromisso com meu processo de crescimento intencional deve ser referência para quem caminha  comigo.

Discipulado na Vida – 11/08/2022
Curso: Discipulado