Ray Stedman: Um Mentor de Mentores (parte 2)

O falecido Ray Stedman era um homem excepcional. Em um mundo de egos inflados, generais autonomeados e gigantes inseguros, Ray era diferente. Ele era sábio, modesto e profundo.

Agradeço a Deus pelo privilégio imerecido quando Ray Stedman entrou em minha vida, me convidou para seu mundo e se tornou um dos mais inspiradores dentre meus mentores. Conheci o pastor Ray Stedman, por indicação divina, em meados dos anos oitenta. Eu era um estudante no Singapore Bible College na época. Ray estava falando em uma conferência de pastores em Cingapura. Eu me inscrevi e fui graciosamente aceito, mesmo não sendo pastor (ainda).

Na conferência, Ray falou de forma simples, mas profunda. Ele permaneceu centrado na Palavra. Havia uma seriedade inegável em suas palavras que me atraiu. Ao final de sua mensagem, ele abriu o tempo para perguntas ou comentários. Eu estava quieto. Ouvi atentamente enquanto os pastores faziam suas perguntas e interagiam com ele.

De repente, sem alarde, o Espírito Santo despertou em meu espírito uma palavra forte – “uma palavra oportuna”, como é chamada hoje em dia. “Alguém mais tem algum comentário?”, Ray perguntou. Não “alguma pergunta”, mas “algum comentário” – tomei isso como uma permissão do Espírito para falar na frente dos meus superiores, os pastores!

Eu não consigo lembrar exatamente o que eu disse (foi mais de 35 anos atrás!), mas era algo sobre o propósito da igreja e a centralidade de Cristo.  Quando terminei, houve um breve, mas distinto período de silêncio no corredor.  “Bem, o que mais poderíamos dizer?” Ray Stedman respondeu: “este é um ponto muito bom para terminar”. E com isso, ele nos dispensou para a pausa para o café.

Aí vem a nomeação divina. No intervalo, eu estava conversando com alguns pastores quando Ray veio até mim e disse: “Aí está você!” E com isso, esse enorme americano me deu um grande abraço e disse: “Eu poderia morrer agora e saber que o Senhor já levantou a próxima geração para Si mesmo!” (suas palavras reais). Conversamos brevemente. E me dando seu contato pessoal, ele disse: “se você vier para a Califórnia, ficarei feliz em passar algum tempo com você”.

Algum tempo passou. Com o gentil patrocínio dos líderes da minha igreja, entrei em contato com Ray, disse a ele que estava vindo para a Califórnia para um estágio na igreja em Burbank; e então perguntei se poderíamos passar algum tempo juntos em Palo Alto. Acrescentei timidamente que Ann e eu precisaríamos de acomodações. O que eu NÃO esperava era que Ray Stedman fosse nos encontrar pessoalmente, Ann e eu na estação de trem. E, inacreditavelmente, ele nos levou para sua própria casa como convidados. E ao longo da semana ou algo do tipo, ele passou um tempo prolongado comigo. Ele me levou para sua reunião de diretoria, sua reunião de equipe e outras reuniões em que ele estava – apenas para eu estar com ele – e sem dizer que estava me orientando, ele fez exatamente isso!

E fiquei com vontade de aprender! A gentileza de sua sabedoria teocêntrica e sua profundidade na Palavra me atraíram. Uma das minhas memórias queridas eram nossas conversas de jantar em sua casa. Apenas cinco de nós ao redor da mesa de jantar – Ann e eu, com Ray e Elaine Stedman, e seu sobrinho (que também era seu hóspede na época). Lembro-me claramente de três coisas que me impressionaram.

A primeira era que nossas conversas no jantar geralmente giravam em torno das perguntas que eu tinha. E eu tinha MUITAS perguntas – especialmente teológicas e bíblicas! E Ray teria um prazer especial em responder minhas perguntas. Sempre enraizado nas Escrituras, ele brilhou a luz de sua profunda sabedoria e vasto conhecimento nos cantos ignorantes de minha jovem mente. Aprendi naquela noite a ser um aprendiz curioso ao longo da vida. Continuar descobrindo o que deveria saber, mas não sabia que não sabia!

A segunda coisa que me impressionou foi sua resposta a uma pergunta pessoal que fiz: “Ray, você é tão profundo teologicamente, por que então seus sermões são tão simples, sem embelezamentos teológicos?” “Isso é porque não estou pregando para teólogos”, disse Ray, na realidade, “quero pregar ao rebanho de Deus em termos simples e compreensíveis”. Uau! Aprendi naquela noite que pode haver profundidade na simplicidade! O púlpito não é um lugar para exibir sua erudição. Aprendo com Ray a tornar o profundo simples, sem ser simplista. Pode-se ser simples, mas profundo!

A terceira coisa que me impressionou foi como Ray era disciplinado! Ele estava sem pressa e sempre presente em sua atenção. No entanto, quando era hora (geralmente 21h ou mais), ele gentilmente pedia permissão para se retirar. Uma noite, quando ele pediu para se retirar, Elaine me disse que ele iria para seu quarto para ler e escrever antes de ir para a cama. Aprendi a importância da rotina e da autodisciplina.

“Lembrai-vos dos vossos líderes, aqueles que vos falaram a palavra de Deus. CONSIDERE o resultado de seu modo de vida e IMITE sua fé.” Hebreus 13:7 (NVI).

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos