De filhinhos para guerreiros em Cristo

 

Ilaene Schuler

Como Deus tolera tanto sofrimento de seres humanos contra seres humanos e para com a Sua criação? Nos tempos de Noé, diante da maldade do ser humano, Deus exterminou a humanidade e começou de novo com Noé e sua família. Não obstante a maldade ser tanta ou mais do que no que no tempo de Noé, Deus prometeu não exterminar a humanidade. O sinal de sua graça, representado pelo arco-íris, aponta para esta promessa. Por sua graça, hoje podemos ter em Jesus um recomeço. Ele é a “arca” na qual devemos entrar! 

Nestes dias, Deus me fez relembrar minha história de vida, me levando a um profundo quebrantamento. Ao me fazer lembrar dos meus erros e acertos, do meu egoísmo que trouxe sofrimento muitas vezes não só para mim, mas também para as pessoas que amo, fiquei entristecida e me perguntei: Como restaurar alguém com uma história como a minha? Como restaurar as pessoas queridas a quem feri e decepcionei? E, então Deus me falou de novo de sua graça e meu coração se encheu de gratidão.

Deus, por meio de sua graça, tem trabalhado em minha vida dia após dia para me restaurar. Não posso mudar minha história de vida, mas posso experimentar mudança em minha vida e construir uma nova história. Só a graça de Deus tem poder para transformar vasos quebrados em vasos restaurados, de transformar a mim e as pessoas queridas a quem feri. Só a graça pode juntar os pedaços e dar beleza e sentido para o vaso, por causa da nova natureza interior recebida por meio de Jesus, ou seja por causa do tesouro escondido no vaso. 

Seja qual for sua história, todos nós precisamos da graça de Deus e experimentar de sua restauração. “Não há justo sequer um, todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Rm 3.23.

Minha própria carne, comportamentos aprendidos, desejos errados lutam para que a restauração não aconteça. Com frequência luto com o medo de enfrentar minhas dores ou a vergonha de reconhecer o quanto errei em minha vida. Mas, também o diabo luta para que esta restauração não aconteça, querendo impedir que eu revele Jesus em minha vida, e que Deus seja glorificado. 

Neste processo de crescimento em meio a lutas, tenho experimentado a promessa de 1 Pe 1.5: “vocês que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo.”, ou seja, uma vida completa e perfeita revelando Jesus. Em 2004 ouvi de forma especial de Deus esta promessa, e nos meses seguintes passei um dos períodos mais difíceis da minha vida. Hoje novamente, em meio as circunstâncias desafiadoras, Deus tem renovado meu olhar para Ele a partir desta promessa.

É importante entender que a Carta de 1 Pedro foi endereçada a cristãos que passavam por provações difíceis e, provavelmente, àqueles que estavam sofrendo perseguição naquele momento (1Pedro 1:6-7; 3:14; 4:1,12-19). E o objetivo principal do primeiro capítulo de 1 Pedro é confortar e mostrar o poder da fé e do evangelho que purifica e sustenta, forjando filhinhos para serem guerreiros em meio as suas provações. 

Como discípulos de Jesus, vivemos uma tensão entre a identidade de servo e filho¹. A graça e liberdade de ser um filhinho é a base para qualquer outra etapa seguinte de crescimento. Precisamos aprender a “sentar (Ef 1 e 2)” com Cristo antes de “andar” com Cristo, tendo a convicção do que significa ser filhos amados que servem. Uma vez que temos a identidade de filhos precisamos crescer para adquirir a identidade de ser guerreiro. As características de ser guerreiro são: consagrado, treinado, conhecedor do inimigo, destruidor de fortalezas, sofredor. Quem tem identidade de guerreiro sofre por perdas ou dores, mas sem sentir o peso delas, porque está enxergando propósitos e resultados maiores.

Aqueles que receberam esta carta de 1 Pedro estavam sofrendo muito. Um discípulo de Jesus que não tem identidade de guerreiro se assusta com qualquer dificuldade e desiste com facilidade, mas o guerreiro não. Coisas que um filhinho acharia doloridas, como um sacrifício, uma limitação, uma perda triste, uma circunstância adversa, não afetam a alma de um guerreiro. Um discípulo de Jesus que tem identidade de guerreiro, sente que os custos são pequenos à luz da grandeza da vitória. Pedro está dizendo que em meio a qualquer circunstância podemos experimentar a promessa de sermos guardados pelo poder de Deus e crescer em ser guerreiros.

s somos fracos em nós mesmos e cercados por tentações, e a única razão pela qual somos preservados é que Deus exerce seu poder para nos manter. A única razão pela qual qualquer cristão deve supor que chegará ao céu é o fato de Deus o guardar por seu próprio poder. Os crentes são atacados por espíritos malignos e homens maus, seus inimigos, mas defendidos contra esses ataques pelo poder de Deus, através da influência de sua fé (1 João 5.4), assim como aqueles que permanecem em uma fortaleza inexpugnável são protegidos dos ataques de seus inimigos por suas muralhas.²

O apóstolo Pedro mostra que, embora estejamos no mundo exposto a perigos, ainda somos mantidos pela fé; e que, embora estejamos próximos da morte, ainda estamos seguros sob a tutela da fé. Mas, como a própria fé, através da enfermidade da carne, muitas vezes se abate, podemos estar sempre ansiosos com o amanhã, se o Senhor não nos ajudar. 

Ou seja, Deus não nos mantém pelo mero exercício do poder, mas estimula a fé em nossos corações e faz disso o meio de nos manter.

Porém, há um fim para o qual somos “guardados pelo poder de Deus”. Somos guardados “para a salvação preparada para ser revelada no último tempo”, ou seja, para uma vida completa e perfeita revelando Jesus.

De filhinhos para guerreiros, este é o convite de Deus para cada um de nós. Em meio às circunstâncias e lutas que vivemos, Deus está nos convidando a crescer como guerreiros percebendo seus propósitos para nossa vida.

Ilaene Schuler é missionária Sepal, coordena o ministério Igrejas discipuladoras e integra as equipes IIFD e DFD Brasil.

Citações:

¹ Introdução a Primeira Carta de Pedro na Bíblia do Discipulado- SBB.

² Comentário de Albert Barnes

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil