Pão Nosso, Pai Nosso

 

Já observou como as orações do Pai nosso estão distribuídas numa sequência indicando equilíbrio? O primeiro aspecto em que devemos nos ocupar é Seu Nome; o segundo é Seu reino e Sua vontade. Depois ele nos diz para orarmos por nós: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” Se buscarmos em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, as outras coisas nos serão acrescentadas. Precisamos entender que quando Jesus deu aquela resposta ao jovem rico para que vendesse o que tinha, não estava querendo fazer dele um mendigo; estava tentando romper o poder da ganância e o medo da pobreza que acorrentavam a alma dele.  Muitos associam sua sensação de segurança a coisas. 

Por tudo isso, Larry Lea apresenta quatro requisitos básicos de Deus para orarmos e obtermos as coisas de que precisamos. Quais são esses requisitos? Em primeiro lugar, temos que estar alinhados com a vontade de Deus. Segundo, temos que crer que a vontade Dele é fazer-nos prosperar. Em terceiro lugar, ao orarmos diariamente pelas nossas necessidades, temos que fazer petições específicas. E quarto, temos que ser perseverantes. 

Deus sabe que necessitamos de dinheiro. As Escrituras estão cheias de instruções sobre como se ganha, se guarda, se administra o dinheiro, e de como se contribui. 

Não aja como o jovem rico que se retirou dali muito triste. Consagre tudo a Jesus e veja como ele vai repreender o devorador. Afaste as dúvidas. Creia que é vontade de Deus fazê-lo prosperar, e depois aproprie-se das promessas dele com relação ao suprimento de suas necessidades. Peça-lhe diariamente a porção que lhe cabe e que é necessária para que se realize o plano de Deus para sua vida.

Então, primeiro vimos que, para suplicarmos em oração a provisão divina, temos que estar em harmonia com a vontade de Deus. Em segundo lugar, temos que crer que a vontade de Deus é tornar-nos prósperos. São condições básicas para que peçamos em oração aquilo de que precisamos. Mas elas estariam incompletas sem mais duas condições. Temos que fazer pedidos específicos e ser persistentes.

Você apresenta em oração pedidos específicos ou simplesmente espera que Deus lhe envie as bênçãos que deseja? Jesus ensinou que devemos orar nos seguintes termos: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” Então, entendemos que Jesus nos ensina a orar diariamente pelas coisas de que temos necessidades.

Um exemplo de pedir com perseverança encontramos em Lucas 18.1-8, na parábola do juiz iníquo e da viúva que incessantemente lhe pedia: “Julgue a minha causa contra o meu adversário.” Esse juiz, que não temia a Deus, atendeu ao pedido da mulher simplesmente por causa da perseverança dela. E Jesus dá ênfase à questão da persistência ao concluir dizendo: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (V. 7.)  

Ilaene Schüler

A seguir você tem uma sugestão de esboço para orar a partir da frase do Pai nosso: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

ESBOÇO DE ORAÇÃO

I. Estar alinhado com a vontade de Deus:

A. Peça ao Espírito Santo que o ajude a cultivar a comunhão com Cristo através da prática diária da oração e do estudo da Palavra.

B. Ore a Deus pedindo-lhe que o integre a uma igreja, tornando-o membro ativo, contribuinte e saudável desse Corpo.

C. Examine a forma como trabalha. Será que é preguiçoso, ou é “viciado” em trabalho? Peça a Deus que lhe dê capacidade, eficiência, força e equilíbrio nessa área.

D. Examine a forma como contribui. Está obedecendo a Deus e entregando a casa do tesouro os dízimos e ofertas? Ou quem sabe é mesquinho, avarento e não sabe administrar corretamente seu dinheiro? Sempre paga suas contas, e tem a reputação de ser uma pessoa honesta, que cumpre seus compromissos? Ore a respeito dessas coisas.

II. Creia que é vontade de Deus fazê-lo prosperar:

A. Memorize textos bíblicos tais como Lucas 6.38 e Filipenses 4.19 e transforme-os em declaração de fé, ao orar pela provisão material.

B. Medite na Palavra de Deus até que esteja plenamente convencido de que é da vontade de Deus abençoá-lo.

III. Faca petições específicas:

A. Apresenta diariamente ao Senhor suas necessidades.

B. Substitua a preocupação pela oração.

IV. Seja persistente.

A. Recupere o terreno perdido que o diabo lhe roubou. A incredulidade e o desânimo tem-lhe subtraído respostas de oração. Faça novamente essas petições a Deus, e continue a pedir até receber a resposta.

B. Dê graças a Deus porque ele é Jeová-jiré: ele vê aquilo de que você necessita bem antes da hora, e faz provisão para a solução do problema.

Série de mensagens baseadas no livro Nem uma hora, de Larry Lea, Editora Betânia.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil