O que Deus requer de nós – parte 2

Leia a primeira parte aqui.

Ao olhar para Miquéias 6:8 e refletir sobre ele, quero compartilhar com vocês Três Princípios de Aplicação para a Liderança e para o Relacionamento Uns com os Outros:

  1. Não confunda os MARCADORES de sucesso do mundo com a MEDIDA de sucesso de Deus: “Ande em justiça” (mishpat)
  2. Não confunda ADVOCACIA com AÇÃO: “ame a misericórdia” (hesed)
  3. Não confunda ALCANÇAR com AVIVAMENTO: “ande humildemente com o seu Deus” (tsana)

No artigo anterior falei sobre o primeiro princípio, agora vamos olhar mais de perto o segundo e terceiro:

2. Não confunda ADVOCACIA com AÇÃO: “ame a misericórdia” (hesed)

Aqui diz que devemos amar a misericórdia. A palavra hebraica é “ḥesed”. Hesed é a palavra “graça” do Antigo Testamento. Pode ser traduzido como “bondade amorosa” e, neste contexto, “misericórdia”.

Hesed tem a ideia básica de “Compaixão”. Agora, eis a questão da compaixão: podemos confundir PREOCUPAÇÃO com COMPAIXÃO. Podemos dizer: “Estou preocupado com os fracos” ou “Estou preocupado com os doentes”, ou “Estou preocupado com os pobres” ou “Estou preocupado em ter algum ministério para eles”, MAS posso não ter o interior compaixão, o ḥesed interior. Preocupação e Compaixão são duas coisas diferentes. Assim, da mesma forma, “advocacia por preocupação” é diferente de “ação por compaixão”. Então, da preocupação vem a advocacia. Nós falamos sobre isso. Defendemos a causa. Mas, não confunda defesa com ação.

Veja, a Igreja substituiu a mera advocacia pela ação. Substituiu a caminhada pela conversa. Mas, como pastores e líderes, devemos encorajar uns aos outros e ajudar uns aos outros a reverter isso, a tomar medidas decisivas a partir da compaixão da alma.

Um exemplo é que há muitos defensores do evangelismo, mas são muito poucos os que tomam medidas decisivas para o evangelismo. Muitos pastores no púlpito podem dizer: “Devemos evangelizar”, mas há poucos pastores que realmente se engajam no evangelismo pessoal. Não perca isso. Desenvolva esse ḥesed, essa compaixão de coração, essa misericórdia pelos perdidos.

Há muitos defensores, por exemplo, do discipulado, mas há muito poucos que realmente reproduzem discípulos que andam com compaixão e compromisso com o Mestre.

Portanto, há uma enorme diferença entre Advocacia e Ação. A advocacia está declarando nossas preocupações. Não está errado. Começa com isso, mas devemos nos encorajar e ajudar uns aos outros a tomar medidas decisivas!

É disso que se trata a liderança. Liderança não é apenas falar, não é apenas advocacia; liderança é agir, com um coração de compaixão.

3. Não confunda ALCANÇAR com AVIVAMENTO: “ande humildemente com o seu Deus” (tsana)

A primeira coisa é: não devemos confundir os marcadores do mundo para o sucesso com a medida de sucesso de Deus.

A segunda: não confunda Advocacia com Ação.

A terceira: não confunda alcançar com avivamento.

Nossa influência, nosso alcance, a extensão de nosso ministério, tudo isso faz parte do crescimento, mas não confunda esse crescimento, esse alcance da Igreja com o avivamento da Igreja. E assim a palavra que o Senhor nos deu é ‘tsana’’, para ‘andar humildemente com o Senhor’.

Essa ideia de “andar humildemente com o Senhor” é aquela em que somos “dependentes dEle”. Você vê, nosso alcance, nosso crescimento, nossa extensão, nosso progresso, nos deixa orgulhosos; é o avivamento que nos humilha. E há 2 maneiras pelas quais o avivamento nos humilha:

A. O avivamento nos humilha para perceber o que não podemos fazer e o que podemos fazer.

Veja, podemos expandir nosso alcance: A Internet; o espaço digital; a tecnologia que amplia nosso horizonte. Podemos ampliar nosso alcance nos dias de hoje com uma pegada digital. Nós podemos fazer isso. Mas avivamento é outra coisa! Avivamento é algo que não podemos fazer. O avivamento nos humilha, pois o avivamento é uma obra de Deus; não é algo que podemos fazer por nós mesmos.

Em 2013, tivemos nosso primeiro Congresso Global de Discipulado nas Filipinas. Cerca de 8.000 pastores e líderes se reuniram de 61 nações. Tivemos uma formação maravilhosa de palestrantes: Robert Coleman, Ravi Zacharias, Peter Tan-Chi, Bill Lawrence do Seminário Teológico de Dallas e alguns outros. E alguns de nós estavam liderando isso. Eu estava falando na abertura e na sessão de encerramento.

Na noite de abertura, eram 4 horas da tarde, e eu deveria estar falando à noite, naquela sessão de abertura. Eu estava em minha oração da noite e minha oração era uma oração simples. “Senhor, aqui estou eu. Tenho um coração aberto diante de ti, uma Bíblia aberta; fale comigo. Quero conhecer Sua agenda e Sua vontade para este Congresso Global de Discipulado. Eu quero cumprir Sua agenda, fale comigo.” E eu esperei e o Senhor falou comigo. “Filho, você já sabe.” E eu disse: “Pai, eu não sei. Eu quero fazer a Tua vontade. Quero Sua agenda para o Congresso Global. Você precisa me falar. Eu sou lento para aprender, então me diga “Qual é a sua agenda?’” E o Senhor falou ao meu coração: “Filho, você já sabe”. Eu disse: “Senhor, o que eu sei é como líder, quero fazer a diferença e desejo que este CGD, este Congresso Global de Discipulado, faça a diferença”. 

E o Senhor me disse: “Filho, essa não é minha agenda”.

Eu estava surpreso. Sempre pensei que ‘Fazer a Diferença’ era um chamado de liderança. ‘Fazer a Diferença’ foi uma boa agenda. ‘Fazer a Diferença’ é o que fazemos como líderes. ‘Fazer a Diferença’ é o que queremos para nossa vida e liderança. E, no entanto, ouço o Senhor dizer: “Essa não é minha agenda”. Então, eu vim diante do Senhor e disse: “Senhor, qual é a Sua agenda?” E agora o Senhor falou comigo nestas palavras; tão claro que eu poderia escrever no meu diário. “Minha agenda é ‘Transformar o mundo’”. E quando ouvi essas palavras, ‘Para TRANSFORMAR o mundo’, comecei a chorar. Porque não se trata apenas de ‘fazer a diferença’ – ‘fazer a diferença’ eu posso fazer; ‘fazer a diferença’ você pode fazer – porque tudo o que contribuímos, o pouco que contribuímos, podemos fazer alguma diferença, mas ‘transformar o mundo’ eu não posso fazer, ‘transformar o mundo’ você não pode fazer.

‘Transformar o mundo’ é um reavivamento de Deus – PRECISAMOS DE DEUS e PRECISAMOS UM DO OUTRO!

A diferença entre alcançar e avivamento é que: alcançar nos deixa orgulhosos; avivamento nos humilha.   Alcance é o que podemos fazer – Podemos expandir nosso ministério; podemos ampliar nossa tenda; podemos exercer nossa liderança; podemos fazer a diferença. Esse é o nosso alcance, mas avivamento? 

Nós não podemos!

Muitas vezes me perguntaram: como você reinicia a Igreja nesta época de  pandemia ou pós pandemia? O que aprendemos sobre reiniciar? Eu disse: “Essa é uma boa pergunta, mas essa não é a pergunta fundamental”.

A questão não é ‘Como você REINICIA a Igreja’? A pergunta fundamental é ‘Como você REAVIVA a Igreja?’ Como reavivaremos a Igreja?

Estamos tão preocupados em reiniciar a Igreja, PARA QUÊ? Quando Deus está preocupado que andemos em mishpat (com justiça); ḥesed (compaixão) e nos apresentamos diante Dele com tsana (humildade para fazer Sua vontade). Aprendemos isso com o Senhor Jesus no Jardim do Getsêmani: ‘Não seja feita a minha vontade, mas a Tua vontade’.

O avivamento nos humilha. Ela nos chama a nos ajoelharmos para dizer: “Senhor, não podemos fazer isso. Não podemos. É a Tua obra, Senhor!” 

E aqui está a coisa sobre avivamento:

B. Precisamos de Deus e precisamos um do outro!

Suponha que eu seja um super-homem, um homem superforte. Um homem normal pode levantar 50 quilos. Um forte pode levantar 200 quilos. Um campeão olímpico pode levantar 500 quilos. Mas suponha que eu seja um homem forte. Eu sou um super-homem. Eu posso levantar 5.000 quilos.

E daí se eu posso levantar 5.000 quilos? Porque a necessidade global é levantar 5 milhões de quilos! E então 50 milhões de quilos! Eu não posso fazer isso. Você não pode fazê-lo. Não podemos fazer isso sem Deus e precisamos uns dos outros! Você entende isso?

Precisamos de um avivamento de Deus e precisamos UNS DOS OUTROS clamando a Ele por avivamento e andando nesse avivamento:

  • Andar em mishpat, em JUSTIÇA diante de Deus, uns com os outros;
  • Andar em ḥesed, na COMPAIXÃO de Deus, uns pelos outros;
  • Andar em tsana, em HUMILDADE em Deus, uns para com os outros!

Não precisamos mais COMPARAR uns com os outros. Não precisamos mais COMPETIR uns com os outros. Começamos a aprender a ‘UM com OUTRO’; amar uns aos outros, servir uns aos outros porque estamos no mesmo time, estamos no time de Deus e JUNTOS, buscamos o REAVIVAMENTO de Deus.

Agora, eu quero que você capte este pensamento importante. Essas 3 coisas que Deus exige de nós se encontram em UM ÚNICO lugar: Na CRUZ de Jesus!

 Na Cruz estava mishpat – justiça, a justiça de Deus.

Na cruz foi ḥesed – bondade amorosa, a misericórdia e a compaixão de Deus derramadas.

 Na cruz estava tsana – Jesus se humilhou e morreu por nós, para que sejamos redimidos um povo de Deus, com novidade de vida e tenhamos uma voz redentora para as nações!

Colocando em termos simples: O que Deus exige de nós? Para ficar sob a sombra da Cruz!

Ficar à sombra da Cruz clamando a Ele por renovação; seguindo-O no discipulado; liderando a Igreja para o reavivamento. Precisamos de Deus! Precisamos uns dos outros!

Quero encerrar com uma citação de avivamento, dada por William Reid sobre avivamento há mais de 120 anos.

Ele diz, “Em todo o mundo, pessoas cristãs de todas as denominações estão esperando algo. Corações famintos estão desejando e orando uns pelos outros, por outro grande derramamento do Espírito Santo. Mas eu não me importo como isso acontece; Eu não me importo através de quem vem; Eu não me importo com o método que vem de acordo com a vontade divina do Espírito de Deus. Eu sinto que o dia está amanhecendo rapidamente quando os homens afundarão suas diferenças e se reunirão em um lugar chamado Calvário, e lá se arrependerão de sua própria tolice dos dias passados, e olhando para a face do ungido de Deus dirá: ‘Venha o Teu Reino’.”

Venha o Teu Reino!

Para ‘uns aos outros’ neste tempo – para servir uns aos outros; amar uns aos outros; encorajar uns aos outros – precisamos voltar para a Cruz. Precisamos voltar ao avivamento. Não se concentre em nossas circunstâncias. Não foque no nosso sucesso. Concentre-se na Cruz de Jesus!

E, JUNTOS, clamamos ao Filho de Deus: “VEM O TEU REINO!”

Que o Senhor os abençoe nesta jornada em buscá-Lo e caminhar juntos, porque uma das coisas mais importantes na vida, liderança e discipulado, é aprender ‘O que Deus Requer de Nós’.

Rev. Edmund Chan

Tradução livre da Palestra proferida no Encontro Sepal 2020. Edmund Chan é  conhecido internacionalmente como uma autoridade no âmbito do discipulado, é mentor de líderes na Covenant Evangelical Free Church, em Singapura.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil