Meu compromisso com o Rei e com o Seu reino

 

Quando foi a última vez que você orou: Venha o Teu Reino e seja feita a tua vontade?”

Experimente não só orar, mas fazer a declaração de fé: “Venha o teu reino e seja feita a tua vontade.” Que a vontade de Deus não exista simplesmente, mas que seja feita.

Com isso estamos afirmando que o reino de Deus venha e sua vontade seja feita em

quatro setores: nossa própria vida, nossa família, nossa igreja e nossa pátria. Mas, como e o que oramos em favor de cada um deles? Vamos conversar sobre isso nesta e na nossa próxima conversa.

Em nossa sequência de conversas, estamos olhando para o Pai Nosso como uma oração a partir da qual podemos orar expressando pedidos específicos a partir de nossa realidade. Nosso objetivo é crescermos juntos tendo como referência a oração do Pai nosso.

Já vimos como podemos orar Pai nosso que estás no céu santificado seja teu nome e declarar quem Deus e experimentar a Ele em cada faceta de seu caráter reveladas a partir dos diferentes nomes com os quais Deus se apresenta. Deus que cura, que me santifica, que é meu provedor, bom pastor e assim por diante. Hoje avançamos sobe como orar a partir da frase da oração do Pai Nosso: “Venha o teu reino e seja feita tua vontade assim na terra como no céu.”

“O Reino de Deus é a esfera (domínio) crescente e vivificante, na qual o governo de Cristo é reconhecido, obedecido, procurado e desfrutado.”  David Kornfield

 Expressamos o Reino de Deus na simples alegria de sermos seu povo (Rm 14:17; 1Pe 2:9).  A igreja local deve ser a expressão mais completa do Reino de Deus na terra. Ao mesmo tempo, o reino de Deus é maior que a igreja e atinge todas as esferas da sociedade.

A partir de nosso relacionamento com Deus somos levados a um compromisso pessoal e absoluto não apenas como Rei, mas também com o seu reino.

O nome discípulo aparece 280 vezes no novo testamento, já a palavra Cristão aparece apenas 3 vezes e é o nome usado por pessoas não crentes para falar dos crentes. Jesus é bem mais conhecido como o Senhor no Novo Testamento do que como Salvador. Ele é chamado de Senhor 664 vezes e de Salvador apenas 24 vezes.

O primeiro enfoca o senhorio de Jesus, seu reino dele e a nossa entrega. Já o segundo foco reflete os benefícios com Jesus sendo o nosso Salvador.

Ao mesmo tempo o Rei não impõe sua vontade, Ele aguarda que sua autoridade seja reconhecida. Mas, não é suficiente reconhecer intelectualmente sua autoridade, pois, os demônios também fazem isso. 

Precisamos obedecer a Deus, pois, os verdadeiros discípulos são aqueles que vivem a realidade do Senhorio em todas as dimensões da vida.

Mas, ser obedientes também não é suficiente. Os Anjos são obedientes, mas Deus quer mais de nós. Deus quer que nós procuremos em primeiro lugar, desejando e ansiando por ele, tendo fome e sede dele. Deus não quer apenas servos ou pessoas sobre o seu domínio, mas quer filhos do Rei que realmente desfrutam do seu reino. Esse é o propósito do ser humano conhecer Deus e desfrutar de Deus por toda eternidade.

Larry Lea nos alerta a que, ao orar venha o teu reino, comecemos por nós mesmos: “Lemos em Tiago 5.6 que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Se não formos justos, nossa oração não terá eficácia. Então, peçamos a Deus, diariamente, que o seu reino — isto é, sua justiça, paz e alegria — seja estabelecido em nós, e que sua vontade para nossa vida, nesse dia, se confirme em nosso espírito. Para gerenciarmos bem nosso lar, nossos afazeres, nossos recursos etc., precisamos da sabedoria e revelação de Deus. Ao dizer “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade”, vamos conscientemente convidar a Jesus para assumir o lugar que por direito lhe pertence no

trono de nosso coração, e reinar sobre todo o nosso ser; corpo, alma e espírito. Em seguida, oremos pelos nossos interesses particulares, nos quais nos envolveremos no

decorrer do dia. Isso é de importância vital, pois, se o Senhor não estiver no controle de nossa vida, não reinará sobre a segunda propriedade, a família.

Nossa próxima conversa será sobre como orar “Venha o teu reino” sobre nossa família, igreja e pátria. Espero você!

A seguir, você tem uma sugestão de esboço para orar a partir da frase do Pai nosso: “Venha o teu reino e seja feita tua vontade”.

ESBOÇO DE ORAÇÃO

I. Faça a declaração de fé: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade.” Que a vontade de Deus não exista simplesmente, mas que seja feita.

II. Quatro setores onde o reino de Deus deve ser estabelecido:

A. Sua própria vida

    1. Certifique-se de que é justo diante de Deus.
    2. Peça a Jesus para que se assente no trono de sua vida e governe sobre todos os aspectos dela.
    3. Permaneça na presença de Deus até que ele defina os rumos de sua vida para este dia, e seu Espírito esteja operando em você.

B. Sua família

    1. Esposo/esposa
    2. Filhos
    3. Familiares

C. Sua igreja

    1. O pastor
    2. A liderança
    3. A fidelidade dos membros
    4. Colheita de almas

D. A Pátria

    1. Cidade, Estado, dirigentes da nação
    2. Líderes espirituais
    3. Avivamento

III. Peça ao Espírito Santo:

A. Para implementar essas prioridades.
B. Para ajudá-lo a colocá-las em prática.

Série de mensagens baseadas no livro “Nem uma hora”, de Larry Lea, Editora Betânia.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil