Quebrando influências de uma geração para outra

Discipulado na Vida – 26/05/2022
Curso: Restauração
Módulo: Batalha Espiritual – Conhecendo o Inimigo
Estudo 5.5.5: Quebrando influências de uma geração para outra

 

Como podemos colocar um ponto final no nosso legado familiar de pecado?

Em João 9.1 os discípulos perguntam para Jesus: “Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Essa era uma dúvida legítima dos discípulos, baseada numa verdade ensinada a gerações, desde que a Torah (Lei) foi entregue diretamente das mãos de Deus a Moisés. Em Êxodo 20.4, nós vemos esta verdade colocada ali, quando Deus se apresenta como um Deus zeloso, que visita a iniquidade dos nossos pais até a terceira ou quarta geração, mas também que abençoa com as Suas misericórdias até mil gerações. Esta é uma verdade espiritual, é uma lei espiritual que Deus colocou e que nós estamos sujeitos a ela.

Desde quando Deus criou o mundo, Ele o colocou sujeito as leis da natureza, leis que protegem, que seguram, que sustentam a natureza. Como por exemplo, a lei da gravidade, por mais que queiramos obedecê-la ou não, estaremos sujeitos a ela. Outra lei é a lei da semeadura e da colheita, que serve tanto para uma realidade natural como também espiritual – o que nós semeamos nós colhemos,  não adianta semearmos algo e esperarmos uma colheita diferente.

Da mesma maneira nós vemos esta lei colocada na Torah, a Lei da Benção e da Maldição, a Lei da Benção que abençoa como uma consequência natural de uma vida de obediência, e a Lei da Maldição que traz consequências para a desobediência, uma maldição para queles que desobedecem. Em Levítico 26 e Deuteronômio 28, nos vemos a benção e a maldição explícitas ali, aqueles que obedecerem serão abençoados e aqueles que desobedecerem serão punidos, amaldiçoados ou melhor, sofrerão as consequências da sua desobediência. Deus fez assim, Ele colocou estas leis para nos regerem, para nos encorajar a obedecer. São leis da Terra, e acontecem aqui na Terra. Sendo nós salvos ou não essas leis estarão sobre nós. Ainda que tenhamos a garantia da vida eterna, podendo estar salvos dos nossos pecados, mesmo assim, essas leis ainda podem exercer uma influência sobre nossas vidas, nos deixando sofrer a influência da deformação do pecado dos nossos pais.

A palavra iniquidade, em hebraico, ‘avon’ que traz a ideia de retorcer, distorcer ou deformação. Esta palavra, representa exatamente o que o pecado faz com o ser humano, ele distorce, ele retorce, ele deforma a imagem de Deus em nós. E essa distorção é passada até a quarta geração. Deus impediu que ela se estendesse por muito mais (gerações). A graça de Deus que nos protegeu, permitindo o limite até a quarta geração, mas infelizmente sofreremos o impacto da consequência da iniquidade dos nossos pais até a quarta geração. E o que fazer para romper este ciclo, ou renunciar esta herança que recebemos dos nossos pais. Quando pensamos em herança, nós podemos dizer que é algo que recebemos, merecendo ou não, é algo que simplesmente recebemos porque somos filhos.

Da mesma maneira, quando se trata de uma herança de pecados familiares, não diz respeito ao merecimento ou não. Com o fato de termos pecado ou não. Mas diz respeito a herança dos nossos pais. Por sermos filhos, nós recebemos esta deformação, da nossa própria imagem. Muitas vezes nós podemos ver esta herança passada pelo exemplo, visto desde pequenos. E as vezes, de uma forma diferente, nós vemos que até pessoas que não conviveram com seus pais, recebem também esta influência, ou alguma deformação do caráter.

Para que nós rompamos uma legitimidade do pecado sobre nossas vidas, nós temos que pedir perdão e renunciar esta herança que não queremos mais. Muitas vezes as pessoas falam ou pensam em quebrar estar maldições, mas maldições não se quebram, uma herança não se quebra, ela precisa ser renunciada. Você renúncia a herança que você não quer mais receber. Então, o nosso desafio é ter compaixão, tenha sabedoria e discernimento para examinar o seu histórico familiar e poder pedir perdão pelos pecados dos seus pais.

Pode parecer injusto para você, mas se você analisar a sua própria visão de pecado, você verá que não levamos muito a sério esta questão de afastar-se do pecado, afastar-se do mal e levar uma vida de santidade. Mas Deus é zeloso e Ele leva a sério a obediência e a desobediência. Examinando o seu histórico familiar, tenha compaixão, perdoe os seus pais, perdoe a sua ascendência, mas também, com sabedoria e percepção, peça perdão por eles a Deus, se arrependa pelos pecados dos seus pais diante de Deus e renuncie esta herança. Uma herança não pode ser quebrada, ela precisa ser renunciada, ela precisa ser cancelada. Diga: “Eu não quero mais esta herança, e não quero que os meus filhos levem esta herança. Eu quero renunciar esta herança, diante de Deus e diante dos principados e potestades!” Você pode renunciar esta herança.

Quando eu penso em minha aplicação pessoal, eu posso dizer que eu vejo muitas histórias na minha família sobre herança familiar. Uma delas é o alcoolismo. O alcoolismo, na minha história  genética, tanto do lado do meu pai, como da  minha mãe, foram brutalmente afetados. A minha bisavó colocava pinga na moleira dos seus bebês, e tristemente todos eles tiveram problemas com embriaguez na fase adulta. Por parte de pai, eu tive muitos tios e tias que lutavam contra a embriaguez. Meu próprio pai viveu lutas em relação a esta área, (embriaguês). Quando eu tive este discernimento, eu fiz uma escolha, eu quis renunciar esta herança, eu não quis esta herança pra mim, nem para os meus filhos. Eu escolhi não beber, escolhi me abster de toda e qualquer bebida alcoólica, para que este pecado, iniquidade não tivesse poder sobre a minha vida. Eu queria que a minha descendência fosse abençoada com as consequências da minha obediência … e por mil gerações. 

Você quer quer que a sua genealogia, que a sua genética seja uma genética de obediência?

Em Jeremias 35 nós vemos Deus dando uma grande lição ao povo de Israel, através da história dos recabitas. Eles eram uma comunidade que por 200 anos já haviam permanecido em obediência a sua ascendência, aos seus pais. Imagina, uma geneticamente obediência, que por gerações permaneceu em obediência. Eles tinham uma cultura de obediência, eles discipularam as próximas gerações. Os recabitas não bebiam, não plantavam e não habitavam em casas, eles eram nômades, e Deus fez com o seu povo, uma prestação de contas, como eles obedecem aos seus pais humanos e vocês não obedecem a mim, o Deus de vocês, o criador de vocês?

Você pode escolher ter uma vida de obediência e passar para os seus filhos uma genética de obediência, uma herança de benção. Mas a escolha, e a escolha é hoje para que você coloque um ponto final na sua herança de pecado familiar. Escolha renunciar a herança de pecado da sua família, coloque em oração, e como Daniel peça perdão pelos pecados dos seus pais! Que Deus te dê muito discernimento, e sei que Ele dará sabedoria a você!

Marta Lebedenco Evangelista

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil