Cinco lições dos filhos de Issacar (1Cr 12.32)

Dos filhos de Issacar,
que sabiam discernir o tempo
duzentos chefes
e todos os seus irmãos sob suas ordens
para saberem o que Israel devia fazer”
(1Cr 12.32 NAA).

1. “Dos filhos de Issacar”. Pai espiritual. Discipulado multigeracional. Veja as cinco gerações em 1Cr 7.1-5.

Ilustração: Trevor da Indonésia.

• Pastor Lucas havia ganhado 220 pessoas para Jesus até 2012, mas provavelmente nunca passaria de 300. Discipulado por Trevor e agora responsável por 27.000.
  • Perfil de um movimento multiplicador com pai espiritual – duas estatísticas.
  1. Novembro, 2019 – 180.000 discípulos de Jesus Cristo entre os muçulmanos em 17 gerações.
  2. Marzo, 2022 (29 meses depois) – 480.000 discípulos em 23 gerações.
  • Esse movimento tem dezesseis “chefes” cada um com uma média de 30.000 discípulos de Jesus.
  • Quantos pastores estão satisfeitos com seus 220? Faltam um obreiro apostólico que possa discernir seu potencial.

2. “Que sabiam discernir o tempo” (Se fosse grego a palavra “tempo” seria “kairos”)

• Qual o kairos de Deus que enfrentamos hoje?
  • Quem caminha com basicamente a mesma perspectiva hoje que teve antes de Covid não está conseguindo discernir os tempos.
  • Eu mudei dramaticamente em 2020 através de microgrupos de discipulado e a Década de Fazer Discípulos.
  • Em 2022 estou mudando dramaticamente de novo através de abraçar a cultura de assessoria e a visão e prática de igrejas saudáveis e discipuladoras.
  • Escrito em janeiro de 2022, a carta aberta para pastores e igrejas fala de três grandes forças internas a nossas igrejas que destruirão a igreja se não o contornarmos. “Desperte, tu que dormes! (Ef 5.14).
  • E você? Qual o kairos que você está discernindo? Para sua vida? Sua igreja? Seu movimento? Sua cidade? Seu país? O mundo inteiro?

3. “Para saberem o que Israel devia fazer”

• Incrível! Não focados em si mesmos como indivíduos. Nem em si mesmos como 200 chefes. Nem em sua tribo!
  • Discernindo os propósitos de Deus para toda a nação!
  • Foram uma tribo “profética”. Ouvindo e discernindo para o povo de Deus todo.
  • Discernimento não de teologia ou doutrina e sim do que deviam fazer! Como agir! Os próximos passos para abraçar o kairos de Deus para a nação.
  • Todos precisamos ser conectados com líderes maiores que nós, que ouvem além de nós.

4. “Duzentos chefes”

• Andavam unidos. Profunda interdependência de ouvir a Deus e ouvir um ao outro.
  • Contraste com todos os versículos antes e depois que falam dos milhares de guerreiros dos outros tribos: Efraim, 20,800; Manassés, 18,000; Zebulon, 50,000, etc.
  • 200 chefes unidos que discernem o kairos de Deus vale muito mais que milhares de guerreiros.
  • 1Cr 7.5 nos disse que Issacar tinha 87,000 guerreiros. Mas, para propósitos estratégicos, os 200 era mais que suficiente.
  • E você? Tem quantos chefes que andam unidos?

5. “E todos os seus irmãos sob suas ordens”

• Entendemos muito pouco disto hoje, em parte por não ter uma formação militar e não haver participando em nenhuma guerra.
  • Temos que aprender do centurião que Jesus admirava por sua fé. Um homem debaixo de autoridade que por essa razão sabia liderar com autoridade e sabia obedecer à autoridade de seus superiores… especificamente Jesus! (Lc 7.8)
  • Em nosso medo de autoridade imposta, controladora e dominadora não podemos perder a autoridade espiritual verdadeira… especialmente necessária em momentos de kairos.
  • Heb 13.17. “Obedece a sus pastores”. Não é a palavra usada quanto a filhos obedecer a seus pais. O grego peitho quer dizer, “Seja persuadido”. Tenha uma predisposição de ouvir a Deus y alinhar-se.
  • Heb 13.17 nos fala de dois resultados. Podemos ser um peso a nossos líderes ou uma alegria. No primeiro caso fazemos mal para nós mesmos e para eles. No segundo, contribuímos a uma sinergia divina, um ezer divino (cf. meditação na Bíblia de Discipulado em Gn 1.26-28; 2.15-25).

Conclusão. Enfrentamos hoje um perigo maior como Igreja de Jesus Cristo do que a sua Igreja tem enfrentado em um século ou bem possivelmente muitos séculos. Estamos num kairos, uma encruzilhada na qual podemos ser destruída ou podemos ser refeito, reformado, para vencer as grandes forças internas destrutivas que a Igreja enfrenta.

Precisamos de filhos de Issacar como nunca!

Perguntas de reflexão, discussão e aplicação:

1. Os filhos de Issacar tinham uma identidade e causa. E você?
  2. Qual o kairos que você está enxergando?
  3. É filho de quem?
  4. Você tem quantos chefes?
  5. E quantas gerações?

Tome uns minutos para responder a estas preguntas. Depois compartilhe em grupos pequenos. Separe um outro momento devocional ou um retiro com Deus para meditar de novo sobre este devocional e aprofundar suas preguntas e respostas.

David Kornfield

1 Comentário

• Amaia

abril 9, 2022 - 4:33 pm