O andar com Deus

por Alessandra Machado

O andar sem Deus é como o andar de pessoas mortas. O apóstolo Paulo afirma que antes de conhecer a Deus “estávamos sem vida, mortos em nossos delitos e pecados, nos quais andávamos outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o espírito que agora atua nos filhos da desobediência”. Sim, estávamos separadas de Deus por causa de nosso pecado.

Como sei se estou andando sem Deus? Pode ser resultado de andar segundo a nossa própria vontade. Desde o jardim do Éden, o ser humano tem a tendência de ser seu próprio deus. A natureza caída, herdada através do pecado de Adão e Eva, ou nossa carne, como a Palavra de Deus chama, sempre nos leva para longe do criador. Há uma tendência natural no ser humano para a autossuficiência, que se expressa por não precisar de Deus.

Andar sem Deus nos leva a seguir os pensamentos ou “fazer tudo o que dá na cabeça”.  Nossas escolhas ou ações são resultados dos pensamentos que estabelecemos. Quando nossos pensamentos não são estabelecidos a partir da Palavra e dos valores do Reino de Deus, facilmente fazemos escolhas que nos distanciam de Deus. O profeta Isaías afirma que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos.  

Andar com Deus é um privilégio e possibilidade para os filhos de Deus, aqueles que têm uma relação com Deus como seu Pai.  A Palavra de Deus afirma que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus. Então, uma das características de um filho de Deus é a obediência ao Pai.

O andar sem Deus é uma característica de quem não é filho. Na Palavra, são chamados de filhos da ira ou filhos da desobediência (Ef 2.1-3). Por que filhos da desobediência? Esse andar longe de Deus é marcado pela autossuficiência, pela escravidão de nossos pecados, andando conforme os valores deste mundo e não do Reino de Deus. Pois, não tem o senhorio de Jesus sobre sua vida. 

Certa vez, um pregador mencionou que o ser humano está sob a proteção e domínio de Deus ou está sujeito a Satanás, que a Bíblia denomina de espírito que atua nos filhos da desobediência. Não há outra possibilidade.

Deus mesmo tomou a iniciativa, nos amou quando ainda éramos filhos da desobediência e nos deu vida através de Jesus, pela Sua graça. Por quê? Porque Ele é amor e nós somos o objeto do Seu amor. Deus tem alegria em se relacionar conosco como um Pai que se relaciona com seus filhos. Nos criou para desfrutarmos do seu amor. Que privilégio Deus nos fazer seus filhos amados!

Como andam os filhos de Deus? Perto de Deus, num relacionamento de amor e intimidade. Sim, um relacionamento onde Deus compartilha seu coração e nós buscamos ouvir o coração Dele.

Deus quer que agora andemos em obediência e desfrutando da nova vida que Ele nos deu, vivificados para a Sua vontade. Para isso, precisamos seguir Seus pensamentos e não os nossos, nos deixando guiar pelo Seu Espírito Santo. Sim, ser chamada filha de Deus significa que não mais sou filha da desobediência! Sou filha de seu amor e ando perto Dele!

E você, já experimentou este relacionamento com Deus como seu Pai? Jesus é o caminho para isso. Ele nos reconcilia com o Pai. Ore a Jesus entregando sua vida, confessando sua desobediência e convide a Ele para ser o Senhor de sua vida, a quem você deseja obedecer.

Você já é filho ou filha de Deus?  Como tem sido sua intimidade com o Pai? Tem ouvido o coração do Pai em relação a sua vida e aos sonhos Dele para você?  Ande com Deus! Desfrute da presença e amor do Pai!

1 Comentário

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil