Como você quer ser lembrado?

por Tânia Marques

Ser lembrado é algo muito bom! Somos lembrados quando recebemos um convite para um evento de aniversário, casamento, formatura, quando somos citados na trajetória da vida de alguém…” Viajei e lembrei de você!’ Uau! Isso nos faz muito bem! Ser lembrado é ser eternizado através de nossas ações na vida do outro.

E você, como tem sido lembrado?  Existem várias maneiras de sermos lembrados. Isso diz muito de como agimos em nossos relacionamentos. O livro do Profeta Isaías no capítulo 58:8-12 cita algumas delas.

Nesta passagem quero destacar os verbos quebrar, desatar e deixar

– Quebrar correntes da injustiça

Quebramos essas correntes quando não aceitamos as injustiças que nossas crianças e adolescentes sofrem por não serem cuidadas corretamente por seus pais ou responsáveis. Muitas têm seus direitos violados, não são atendidas em suas necessidades básicas, sofrem maus tratos, negligências e diversos outros tipos de violências. Quebramos correntes da injustiça, quando não aceitamos a violência doméstica, sofrida por muitas mulheres, principalmente dentro do seio da igreja de Cristo. Muita são as histórias, de mulheres que vivem em relacionamentos abusivos fora e dentro da igreja. Não podemos nos conformar com essas situações desse mundo. Vamos abrir as nossas bocas, enfrentar, transformar, com as verdades e entendimentos adquiridos no conhecimento do estudo da palavra de Deus. Deus é justo! Ele não tolera a injustiça (Salmos 5:4)

– Desatar ataduras da servidão

A vida é um dom de Deus, mas em nossa caminhada, estamos sujeitos às decepções, ofensas e possíveis traições que podem gerar feridas emocionais como a mágoa. Muitas são as pessoas que estão presas no cativeiro das lembranças que geraram a mágoa. Podemos acolher, dar apoio, uma palavra ministrada pelo Espírito Santo, ministrar em oração, certos de que Deus muda todas as circunstâncias. Agindo assim, desatamos essa servidão na vida das pessoas, as libertamos do jugo da servidão, das histórias negativas do passado. Paulo escolheu desatar as ataduras quando deixou tudo para traz, esquecendo de tudo que lhe fazia mal (Filipenses 3:13-14)

– Deixar livre os oprimidos

A opressão é uma investida do inferno para roubar nossa paz e nos tirar dos propósitos de Deus! Ela desestabiliza as emoções levando muitos a viverem com medo e desesperança. Jesus disse em João 16:33 “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo”.

Em Cristo, teremos a paz que necessitamos para enfrentar qualquer situação! Vamos espalhar essa paz, levá-la a todo canto e, mesmo em meio ao caos, poder sorrir e cantar, nos alegrar Nele (Cristo). Essa paz, a paz de Jesus, verdadeiramente excede o entendimento humano. Só os filhos de Deus, conectados à Videira que é Cristo podem sentir.

Todos podemos fazer alguma coisa por nosso próximo. Quem é o nosso próximo? Quem estiver perto de você! Podemos orar, podemos escutar, atender alguma necessidade material e, sobretudo, compartilhar uma porção da palavra de Deus que é bálsamo para as nossas dores!

Vamos destruir todo tipo de servidão, opressão e injustiça! Somos autorizados e recebemos essa graça. Isaías 61:1 diz que o Espírito do Senhor Deus está sobre mim… Coloque o seu nome e diga: “Espírito do Senhor está sobre …” (coloca o seu nome).

O Senhor liberou esse Poder e essa Graça, não para retermos para nós mesmos, mas para sermos Restauradores de Vidas! Essa é uma boa forma de ser lembrado. Quando nos importamos com o nosso irmão, nós curamos e somos curados! Isaías 58:8 “a cura brotará sem demora...” Aleluia!

O Senhor nos guiará continuamente, nos dará de comer até em lugares áridos e fortalecerá os nossos ossos! Seremos um Jardim regado como manancial cujas folhas nunca secam.

Carregaremos a marca de Reparador de brechas, aquele que cuida com qualidade, que se importa com o bem-estar do próximo, o que entra na brecha por uma causa, Restaurador de veredas, quem aplaina caminhos tortuosos, aquele que leva esperança, que promove um país habitável.

Aleluia! Eu quero ser lembrada como Reparadora de brecha e Restauradora de veredas. E você? Como quer ser lembrado?

Que a paz do Senhor Jesus, reine em sua vida!