Tenha convicção do que você precisa

por Ilaene Schuler

Ninguém muda ninguém! Ao ser confrontada com a última pergunta do estudo: Em qual área de sua vida você mais quer crescer? Como que poderia aprofundar seu nível de convicção quanto a isso, percebi a importância da convicção num processo de crescimento e mudança. Esta convicção divina é resultado de ouvir a Deus e me submeter. Para mudar preciso reconhecer a autoridade superior daquele que está dando as ordens de mudança em minha vida.

Ao me preparar para meu grupo de discipulado a partir deste segundo estudo do Módulo Como ser um bom discípulo, me deparei com dois caminhos para mudanças que resultam em crescimento em minha vida:

O primeiro caminho se dá quando tomo consciência de que preciso mudar, mas ainda não tenho convicção interna suficiente para gerar mudanças externas. Mas, começo a praticar algumas atitudes procurando deixar crescer internamente esta convicção.

O segundo caminho, quando num encontro divino, a Palavra “Logos” passa a ser “Rema” gerando uma convicção divina tão potente e clara que o desejo de obedecer e mudar vem não somente da mente que ordena a vontade a se submeter ao que entendeu. O desejo de obedecer e mudar passa a ser gerado do testemunho do Espírito em meu espírito, e isso faz diferença na minha obediência trazendo mudanças em minha vida. Pois, o nível de convicção e compromisso com obediência à Palavra é maior.

Em Atos 9.5 Paulo pergunta “Quem és tu…”. Quando sei que é Deus que fala, não existe a opção de não obedecer. O profeta Isaías nos diz: “ai de mim, porém se depois de vê-lo eu não lhe obedecer” (Is 6 .1-5)

Em João 10 Jesus disse que ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas que ele não é como mercenário. Então, ao dizer quem é e o que faz por mim, Jesus diz que eu posso ouvir a Sua voz, porque Ele faz de mim sua ovelha. A relação de pertencimento me faz experimentar ouvir Sua voz. Deve fazer parte do meu relacionamento com Ele ouvir a voz do Bom Pastor.

Em Jo 14.23 Jesus diz que quem o ama obedece aos seus mandamentos. O amar pressupõe um relacionamento onde eu escuto. Este escutar é possível porque me encontrei com a pessoa de Jesus e não somente com o texto da Bíblia. Este encontro com Jesus ouvindo-o falar-me por meio da Palavra, me traz uma convicção da mudança e da obediência. A convicção de mudar e obedecer vem do meu encontro com Jesus e não somente de um entendimento intelectual que devo obedecer. 

Faz exatamente 16 anos que Deus me fez chorar muito quando estava orando e Ele me levou a ler esta Palavra de 1 Pedro: “guardados pelo poder de Deus…” (1 Pe 1.5). Não sabia por que chorava, era julho de 2004, eu pastoreava no Mato Grosso. Chorei muito, tomada pelo Espírito. Depois de alguns anos entendi que o Espírito Santo estava compartilhando o coração do Pai, a tristeza pelo que eu iria passar, rupturas e perdas a partir daquele final de ano, vivendo dois anos de anos sabáticos, sem estar no ministério pastoral. Hoje percebo que ali Deus começou um processo de me quebrar para fazer algo novo.  Entendo que me quebrar doeu no coração do Pai, mas por me amar Ele o fez. Hoje percebo muito desta inexplicável ordem, integridade e santidade em minha vida, o que não tinha antes. Estou num processo de crescimento intencional e não acidental.  Valeu a pena! Aleluia!

Precisei que Deus interviesse de maneira radical em minha vida para que pudesse identificar a necessidade de uma mudança profunda em minha vida. A partir daí estou mais atenta ao que Deus me convida a mudar.

Então, a partir deste estudo identifiquei que quero crescer na área do descanso e cuidado comigo mesma, estou sofrendo de um tempo de “fadiga virtual” com uma agenda de 10 a 12 horas por dia com atividades online. Para isto compartilhei em meu grupo de discipulado que vou:

  1. Buscar uma Palavra Bíblica chave gerando convicção divina quanto a importância do descanso.
  2. Separar os sábados à tarde e domingos para dias de descanso, planejando previamente atividades de lazer.
  3. Uma vez ao mês separar dois dias inteiros para descanso e lazer, sábados e domingos.
  4. Me desconectar do celular e das redes sociais a partir de sábados à tarde.
  5. Vou comunicar previamente e prestar contas semanalmente ao meu grupo de discipulado sobre meus dias de descanso.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil