Ouvir a Deus e obedecer: o caminho do crescimento

por Ilaene Schüler

A verdade em si não liberta, a verdade aplicada em minha vida traz libertação. Três perguntas têm me ajudado em meu tempo de leitura da Palavra a identificar como aplicar o que estou ouvindo de Deus em minha vida:

1. O que ouvi.
  2. O que entendi.
  3. Como vou obedecer.

Temos muita alegria em descobrir algo novo na Palavra, mas, na maioria dos casos, nos falta vigor e disciplina para aplicar esta Palavra em nossa vida por meio da obediência. Quem obedece cresce.

Quero compartilhar como tenho sido abençoada ao usar esta dinâmica das três perguntas, trazendo aqui as anotações de um dos meus devocionais.

1. O que ouvi de Deus:

Atos 26.19: “… não fui desobediente a visão celestial…”

2. O que entendi:

A visão precisa se tornar realidade primeiro em minha vida. Deus me molda a essa visão, ao ponto de me poder confiar a visão. A visão é um vislumbre do que Ele quer que sejamos aqui. A visão passa pela minha vida, pelo que sou. De dentro para fora. Primeiro em mim. A importância de renovar a visão, de ter clareza. Realizar o ministério é resultado de me dedicar a Deus. O que realizo ministerialmente tem sua fonte na visão que Deus deu.

2. Como vou obedecer:

a. Buscar a convicção divina do que é a visão de Deus para este período da minha vida por meio de intencionalmente ouvi-lo nas quatro próximas semanas em meu tempo devocional quanto a isso compartilhando com minha equipe e microgrupo de discipulado.

b. Fazer um retiro com Deus de 4 horas para dedicar um tempo maior com Deus para ouvir a Ele quanto a isso.

c. No Retiro com Deus fazer o Exercício dos Sonhos: Eu tenho um Sonho… Eu tenho um sonho….

d.  Identificar como cada atividade na qual estou envolvida contribui para que esta visão aconteça. Listar as atividades e registrar nas próximas quatro semanas o que tenho entendido, compartilhando com minha equipe e microgrupo de discipulado.

e. Identificar quais áreas de minha vida Deus está especialmente trabalhando neste tempo como parte do processo de me moldar para eu estar à altura da visão que Ele tem para mim. Fazer a lista das áreas e o que estou fazendo ou o que preciso fazer para crescer nelas compartilhando no grupo de discipulado.

Mas, mesmo tendo identificado onde e como obedecer a Palavra, eu preciso de um contexto de relacionamentos com pessoas que caminham comigo neste processo de experimentar o poder transformador da palavra de Deus. Se não for desenvolvido (e praticado!) o hábito de prestar conta, não desenvolverá a frequência nas atitudes. E somente a frequência e a regularidade transformarão as atitudes em um hábito, capazes de mudar o comportamento e gerar o crescimento. Isso é um processo e não fruto de eventos pontuais, casuais ou ocasionais, mas sim resultado de uma constância intencional, com prestação de contas sistemática, que, consequentemente, impactará nos (demais) comportamentos e relacionamentos, consolidando, desta maneira, o conceito de mudanças que permanecem.

Desenvolva a habilidade de ouvir Deus falar com você, obedeça aplicando em sua vida o que ouviu, e preste contas para seus ou suas companheiras(os) de jugo! Sozinhas(os) Não!