Disciplinado como atleta e como discipulado

por Ilaene Schuler

As disciplinas espirituais são práticas que dão abertura para Deus trabalhar em nossa vida. A transformação espiritual e o crescimento são obra da graça de Deus. É Deus quem faz em nós, pois, as disciplinas espirituais em si mesmas não nos transformam. A transformação que ocorre em nós é obra de Deus, obra da graça de Deus.

Quero compartilhar um pouco mais sobre minha experiência com a disciplina da meditação que tem me levado a aprender a ouvir Deus. 

A meditação cristã é diferente da meditação oriental ou meditação transcendental. A meditação cristã não acontece por meio de um esvaziamento da mente, pelo contrário, ela envolve todas as partes do nosso ser, mente, sonhos, imaginação, criatividade e a nossa vontade.

O salmista diz no Salmo 63.6:

“Quando me deito, lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite.”

O verbo meditar usado aqui pelo salmista significa murmurar ou ficar falando persistentemente repetindo certas palavras várias vezes. 

Já no Salmo 119.23 o salmista usa uma outra palavra para meditação:

“Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas.”

Aqui o verbo meditar significa ponderar ou refletir.

Então a meditação na Palavra de Deus não envolve o vazio e, sim, a plenitude. Significa estar atento a Deus! O objetivo dessa atenção é deixar Deus se revelar e falar conosco por meio da Palavra nos levando a ver-nos a luz da Sua Palavra revelada. Foi assim com Jesus em Mateus 4. Na tentação, Jesus tinha a Palavra no coração e pode ver as circunstâncias que o cercavam a partir da Palavra. 

Na meditação damos à Palavra de Deus a oportunidade de penetrar não apenas em nossa mente, mas também em nossas emoções, ou seja, lugares onde nos sentimos feridos, e nossa vontade, lugar onde fazemos escolhas difíceis.  Isso se torna possível porque encontramos a Jesus quando lemos a Palavra e podemos conversar com Deus (Jo 5.39).  Assim podemos ter convicção divina do que devemos fazer, porque esta Palavra penetrou profundamente em nós. 

Precisamos de tempos a sós, em solitude, para nos livrar de algumas pressões que impedem que recebamos a palavra de Deus profundamente. Assim como o preparo da terra é importante para um plantio, assim é importante a solitude para a meditação. 

Algumas sugestões que podem lhe ajudar a crescer na disciplina da meditação incluem:

  1. Identifique em sua agenda o melhor horário para ter um bom tempo a sós, em solitude. Inclua na sua agenda como qualquer outro compromisso agendado. É possível que este tempo se expresse em um retiro mensal com Deus. Ou no seu devocional diário ampliando o seu tempo de leitura.
  2. Identifique um lugar adequado para estar a sós e livre das pressões. Pode ser um cômodo da casa ou um jardim onde a partir da contemplação da criação possa entrar em um tempo de meditação.
  3. Tenha em mãos material para anotação (Hc 2)
  4. Quando estiver lendo a Palavra e algo chama a sua atenção ou perturba, pare a leitura e fique refletindo sobre o versículo, repetindo esta Palavra em sua mente até que essa verdade possa descer da sua cabeça para o coração.
  5. Procure anotar o que Deus chama sua atenção no seu tempo devocional, no seu tempo de preparo para o grupo de discipulado, na mensagem do culto. Procure identificar onde  existe alguma conexão entre o que você está ouvindo de Deus neste diferentes momentos.
  6. Faça perguntas para Deus enquanto medita no que Deus lhe chamou atenção e fique em silêncio para ouvir Ele responder. E anote as perguntas e respostas em seu diário de anotações. Veja Atos 22.1-21 como Paulo pergunta, Deus responde, Paulo pergunta e Deus responde. Vida com Deus!

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil