Comunhão radical: idealismo ou realismo?

por Daniel Vargas

O texto de 2 Coríntios 8 nos traz algumas dicas importantes de como cuidar uns dos outros:

  • Com alegria 
  • Com liberalidade
  • Com consagração ao Senhor
  • Com amor
  • Com disposição
  • Para ter igualdade
  • Com reciprocidade

No texto Paulo dá graças a Deus pela generosidade que os Macedônios demonstram em suas ofertas. O apóstolo destaca a voluntariedade e o desejo desses cristãos de participar de um momento tão importante para a igreja na época.

Podemos ver que a “generosidade” (8:2) dos macedônios se expressa por: 

  • Dar-se espiritualmente – deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor. 
  • Dar-se espontaneamente – se mostraram voluntários; 
  • Dar-se sacrificialmente – acima de suas posses; 

Em meu estudo deste texto Deus me chamou atenção para 2 Co 8.5. Percebi que quando falamos em comunhão, precisamos começar com este “… deram-se a si mesmos ao Senhor…”   O dar-se ao Senhor, precede o dar-se aos outros.

“…e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e depois a nós;”  2Co 8:5

Como os macedônios haviam aprendido que Jesus era o Senhor da vida deles, portando cuidava e supria as necessidades deles, então, eles podiam ser generosos e se darem aos outros.

Os macedônios primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor. 

Dar-se ao Senhor implica em termos uma vida completamente entregue a ele, que expressa a grandiosidade da salvação. Então, Deus faz de nós “pão partido” e “vinho distribuído” conforme o agrado dele para as pessoas com quem nos relacionamos.  Podemos nos dar aos outros porque primeiro verdadeiramente nos entregamos, nos rendemos a Jesus.

Jesus não disse: “Quem crer em mim alcançará a bênção da plenitude de Deus”, antes, “Aquele que crer em mim, de seu interior fluirá tudo quanto recebe”. Seu propósito é tornar-nos exatamente como Ele é. Se cremos em Jesus, devemos deixar Ele transmitir a outros através de nós o que recebemos Dele. 

O que importa não é que Deus faça de nós belas uvas, mas, que ele nos esprema e extraia de nós todo o suco. Ele escolhe alguém de quem não gostamos, ou um conjunto de circunstâncias às quais não escolhemos e às quais dizemos que jamais nos submeteremos e usa tudo aquilo para nos esmagar. Se vamos ser transformados em vinho, temos que ser esmagados; uvas não podem ser bebidas. Elas só se transformam em vinho quando espremidas.

Pergunto-me: que tipo de “dedos” Deus tem usado para espremer sua vida? E será que você, como uma bolinha dura vem-lhe escapando quando ele espreme?

Passe pelo lagar de Deus, onde as uvas estão sendo esmagadas e virá o tempo em que ela se poderá transformar em vinho para fortalecer a todos os outros.  O fardo que Deus coloca sobre nós esmaga as uvas e faz escorrer o vinho; a maioria das pessoas veem apenas o vinho. 

Espiritualmente, não podemos medir nossa vida pelo sucesso que obtemos, mas, apenas pelo que Deus passa aos outros através de nós – e isso não é possível de ser medido nem quantificado. Dar-se ao Senhor para dar-se aos outros, comunhão radical!

Então, dar-se ao Senhor, possibilita o dar-se aos outros em comunhão. 

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil