O amor de Jesus, o Noivo

por Ilaene Schüler

Assim  como foi com João em Ap 4.1, Deus dirá continuamente: “Querida filha, suba mais”. 

“Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”. Ap 4.1

Compare sua experiência espiritual desta semana com a da mesma semana do ano passado para ver como Deus a tem chamado mais para cima. Todos nós estamos sendo levados por Deus diariamente a ver as coisas de um ponto de vista mais alto e mais sublime ainda. Nunca deixe de obedecer a qualquer verdade que Deus lhe revele. Obedeça e  mantenha sua vida sob a luz desta verdade.

Quero convidar você a “subir um pouco mais”, a ouvir novamente sobre o amor de Jesus por cada um de nós individualmente. Mas, também seu amor por todos nós como Sua Igreja, Sua Noiva! Que seu amor por Jesus, mas também pela Noiva de Jesus seja renovado por meio de Sua Palavra.

Vamos falar primeiro do amor de Jesus por cada uma de nós.

Amor de Jesus por mim:

Por meio de Jesus Deus fez a mim e a você suas filhas amadas, suas herdeiras, somos a menina dos olhos de Deus.  Deus nos tirou das trevas (Cl 1.13), da escravidão e morte.

Recebemos tanta coisa nova: novo coração, nova vida, novo nome, novas criaturas, nova natureza, pois, somos coparticipantes da natureza divina, Deus passa a ser nosso Pai, Jesus é o nosso irmão primogênito e somos cordeiros junto com Jesus.
E tem mais ainda: O meu e o seu nome está escrito na palma da mão de Deus. A partir de Jesus, o meu e seu nome está registrado no livro da vida e nos tornamos propriedade exclusiva de Deus porque fomos selados com o Espírito Santo. 

Mas, o próprio amor de Jesus por mim, me faz ser parte de Sua Igreja, sua Noiva a quem Ele ama.

Amor de Jesus pela Sua Noiva, Sua Igreja:

Eu  e você, junto com todos os discípulos e discípulas de Jesus sobre a face da Terra, somos a Igreja, que é a Noiva do Cordeiro. 

A Igreja, que é a Noiva de Jesus, é amada no céu e deve ser amada na Terra. Ela foi destinada a ser uma coroa de glória. Sua glória precisa ser vista pelas nações. Ela é o luzeiro do mundo.

 A relação de Jesus, o Noivo, para com a Noiva é de um amor que se entrega em favor dela. Jesus perdoa sua Noiva, restaura, transforma e a recebe como se jamais ele tivesse sido infiel. “Seu passado de vergonha é cancelado. Sua infidelidade é curada e perdoada. Agora é uma Noiva aceita, amada.  O Senhor desposa a noiva. Como Oséias perdoou Gômer e a desposou, Deus nos perdoa, nos restaura e nos desposa. Jesus não amou uma noiva perfeita. Estávamos perdidos, cegos, endurecidos e mortos. Éramos filhos da ira e andávamos desgarrados como ovelhas. Mas ele nos amou, pôs o seu coração em nós.”

Como filhas amadas e juntas como Igreja e Noiva de Cristo, temos um novo relacionamento com Jesus.  Por causa do sangue de Jesus, fui coberta por sua justiça. Agora o ouro da glória de Deus cobre a madeira retorcida da acácia. Somos santuário onde Deus habita. (Ex 25.8).

Jesus se alegra em mim, Ele se delicia com sua Noiva.

Precisamos sempre de novo ser lembrados por Deus a beleza de sermos a Noiva de Cristo, de juntos sermos a Igreja, sobre a qual Ele é o Senhor. Facilmente perdemos a alegria em ser igreja em meio a conflitos, decepções ou dificuldades, como agora a dificuldade de nos reunirmos de forma seguro, protegendo nossa saúde. Precisamos resgatar a alegria de juntos sermos a Noiva de Cristo.

A beleza da Noiva de Cristo

Ap 21. 9: “Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Venha, vou mostrar-lhe a noiva, a esposa do Cordeiro.”

A cidade de Jerusalém é um símbolo da Igreja de Cristo. A cidade de Jerusalém e a Noiva de Jesus são duas figuras que são aplicadas à Igreja de Cristo. A cidade e a Noiva são símbolos da igreja. Em Apocalipse 21, quando João é chamado para subir a uma alta montanha para ver a cidade santa, ele vê a Noiva do Cordeiro. 

Apocalipse 21.9-27 descreve a beleza dessa noiva:

1) Ela é bonita por fora (v.11); 2) Ela é bonita por dentro (v.19); 3) Ela está edificada no fundamento dos apóstolos (v.14); 4) Ela é aberta a todos (v.13); 5) Ela não é aberta a tudo (v.27); 6) Ela não faz distinção (v.16); 7) Ela é gloriosa (v.18); 8) Ela tem total intimidade com Deus (v.22); 9) Ela obedece ao seu Senhor (22.3); 10) Ela reinará com Cristo (22)

Jesus fez da Igreja a sua noiva, sua amada. Ele a amou, entregou-se por ela deixando a glória. Ele veio ao mundo, fazendo-se homem entre nós, entregou sua vida na cruz para desposar essa noiva. Morreu para dar a ela a vida eterna. 

Ela será apresentada bela, santa, sem ruga nem defeito.  Vamos receber um novo corpo de glória, semelhante ao corpo de Jesus. Nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para aqueles que amam. 

A maneira como Deus descreve a Noiva de Seu Filho Jesus deve nos impactar, nos fazer levar mais a sério a nossa relação como Igreja, nosso amor pela Noiva.

Meu amor por Jesus e pela Noiva

Você já faz parte dessa igreja amada, a noiva do Cordeiro? Quero convidar você a reler Apocalipse 21 e alegrar-se em Deus por podermos ser tudo isso que Ele fez de nós. Medite e ore agradecida por juntas sermos a Noiva de Jesus. Seja grata pela igreja onde você congrega! Ore por ela! Não deixe de congregar, não deixe de conviver e vivenciar discipulado com seus irmãos e irmãs Não deixe de ser edificada e edificar a Noiva de Cristo onde você está inserida. E se você não está se reunindo com seus irmãos e irmãs, busque um meio seguro de fazê-lo. 

Não despreze o ser e viver como Noiva, a quem Jesus tanto ama.

 Jesus quer fazer novas todas as coisas em minha vida, em sua vida e na vida da Sua Noiva!

Ap 21.5: “Eis que faço novas todas as coisas.”

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil